A Operação Natal Seguro, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, completou nesta sexta-feira (12/12) uma semana de atuação na cidade, especialmente nas regiões comerciais, onde o movimento de pessoas e a circulação de dinheiro aumentam, por conta da proximidade com o fim de ano e do pagamento do 13º salário.
Com a operação, o efetivo da Guarda Civil Municipal foi ampliado, por meio da Diária Especial de Atividade Complementar (DEAC), programa lançado pela prefeita Mara Bertaiolli para aumentar a presença da GCM nas ruas e a sensação de segurança dos mogianos.
“Hoje, Mogi tem 296 guardas municipais, divididos entre as ruas dos bairros e do Centro, o Centro de Operações Integradas (COI), patrulhas específicas, administrativo e demais serviços, todos com a mesma importância, para fazer o atendimento à população ser rápido e eficiente. Com a Operação Natal Seguro, aumentamos de 50% a 100% este efetivo, dependendo da necessidade de cada região”, conta o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.
Integração com as Polícias
Em novembro, Ito realizou uma reunião com representantes das Polícias Militar e Civil para definir ações conjuntas entre a Prefeitura, a GCM e as polícias para o final do ano. O encontro faz parte do trabalho de integração das forças de segurança no município para a redução dos índices de ocorrências criminais e maior proteção aos mogianos.
Comsep
O secretário municipal de Segurança recebeu representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública de Mogi das Cruzes (Comsep) na segunda-feira (08/12), no COI, para tratar da Operação Natal Seguro. Ito também apresentou ao grupo a estrutura do COI e o programa Smart Mogi.
Smart Mogi
O Smart Mogi é um programa de monitoramento por câmeras ligado ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo. São 658 equipamentos instalados em pontos estratégicos, sendo 210 com reconhecimento facial e 448 com leitura de placas de veículos.