Com a comemoração na Galeria da Câmara de Suzano de membros da Guarda Civil Municipal (GCM), os vereadores aprovaram na quarta-feira (10) o projeto de lei complementar do Executivo que dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos, Vencimentos e Regime Disciplinar da corporação. A sessão ordinária foi a última antes do recesso de final de ano, que tem início em 16 de dezembro.

O vereador Denis Claudio da Silva (PSD), o filho do Pedrinho do Mercado, foi à Tribuna falar que o projeto de lei é algo que a GCM de Suzano aguarda há muito tempo. “Não foi um plano fácil de ser elaborado, porque são várias classes, várias categorias que têm que ser contempladas da mesma forma, para que não continuasse a desigualdade que existia”, explicou. Ele também destacou que o plano começou a ser feito em 2023, na gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), e que teve continuidade neste primeiro ano do mandato do prefeito Pedro Ishi (PL). “Se não tivesse um secretário (de Segurança Cidadã) que reconhecesse que o trabalho estava sendo bem feito, isso não teria saído do papel”, disse ele, elogiando o atual chefe da pasta, Francisco Balbino, que estava presente na sessão de ontem.

Já o parlamentar Adilson de Lima Franco (União), o Adilson Horse, disse que a votação do Plano de Carreira da GCM foi um momento simbólico. “Defendi este plano desde a minha campanha eleitoral. Cuidar da nossa segurança é valorizar a vida das pessoas.”

Moção

Também foi aprovada ontem uma moção, de autoria do vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, que parabeniza o Setor de Fiscalização e Posturas da Prefeitura de Suzano, em nome do diretor Edson Tavares da Silva, estendida a todos os servidores que compõem a equipe, pelos relevantes serviços prestados ao município. O parlamentar disse, na Tribuna, que o departamento desenvolve um trabalho exemplar há nove anos, desde o início do mandato de Ashiuchi, e segue agora com Pedro Ishi. “Um setor que vem garantindo resultados e compromissos importantes de fiscalização e de regulamentação, fazendo com que as leis aprovadas na Câmara sejam válidas lá fora, o que traz conforto e segurança para nossa população.”

Os vereadores ainda votaram favoravelmente a outros 15 itens. O vídeo completo da sessão está disponível no canal da TV Câmara Suzano no Youtube: www.youtube.com/TVCamaraDeSuzano.

Tribuna Livre

O vereador Josias Ferreira da Silva (PCdoB) usou o tempo de Tribuna Livre para fazer um breve balanço do seu primeiro ano no Legislativo e elogiar o trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Pedro Ishi e a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi. Ele reclamou de não ser atendido por alguns secretários. 

“Tenho pedidos simples, requerimentos de janeiro e fevereiro, que não foram atendidos. Quando procuro uma secretaria, não é para pedir nada para mim, é para a população”, afirmou ele, que reforçou que não faz oposição ao governo. “Sou atuante e quero parceria para fazer o bem para nossa cidade. Consegui R$ 2,8 milhões em emendas com o deputado (federal) Orlando Silva (PCdoB) e com a deputada (estadual) Leci Brandão (PCdoB). Trabalho pelo ser humano, pelo munícipe”, declarou.

E Adilson Horse falou na Tribuna Livre que chegou à última sessão ordinária do ano com o sentimento “de responsabilidade cumprida com a cidade”.

Recesso

O recesso parlamentar, que terá início em 16 de dezembro, paralisa apenas as atividades realizadas no Plenário da Casa de Leis, que serão retomadas na primeira semana de fevereiro.