A Casa do Artesão "Agnei Pires", inaugurada ontem em Poá, será aberta ao público somente na próxima sexta-feira, quando todos os 64 expositores já estarão instalados no local. A administração ainda organizará os boxes onde serão expostos e comercializados os produtos.
O evento de apresentação do espaço contou com a presença do secretário de Estado de Turismo, Roberto de Lucena, que enfatizou seu desejo de colaborar para que o município se mantenha com o título de estância turística, já que a nova lei estadual aprovada no início do ano prevê uma avaliação das cidades com essa classificação a cada três anos.
"Esse local vai abrigar os artistas, que são pessoas que veem o mundo de uma perspectiva diferente, que enxergam belezas que nós não conseguimos perceber na correria do dia a dia muitas vezes. A cidade está de parabéns por esse equipamento e pela atenção que está dando aos artesãos", declarou Lucena.
O chefe da pasta estadual enfatizou ainda que Poá deverá se manter com a classificação de estância. "A cidade tem esse desafio e tenho certeza que conseguirá se manter e muito bem no ranking pelo grande trabalho que está sendo feito voltado para o Turismo", acrescentou.
De acordo com o secretário de Turismo de Poá, Edevaldo Gonçalves, o setor é um dos poucos que não têm sentido os efeitos da crise financeira vivida no País, por isso também a importância de incentivar seu crescimento no município. "Queremos atender o turista com qualidade e é o que nós teremos aqui na Casa do Artesão. O turismo vai bem, apesar do momento do País, e temos que aproveitar isso", acrescentou.
O prefeito Marcos Borges (PPS) também enfatizou a importância do novo prédio que irá receber com mais conforto e segurança os artesãos da cidade. "Poá hoje se prepara para receber o turista com qualidade e por isso não vamos perder nossa condição de estância porque ainda vamos evoluir muito neste aspecto", declarou.
Estrutura
A entrada para a Casa do Artesão se dá pela avenida Nova de Julho. Além do pavilhão onde ficarão os boxes dos artesãos, o espaço conta também com sanitários, uma lanchonete e um pequeno deck voltado para a Praça da Bíblia.
Os recursos para a construção do novo prédio foram repassados pelo governo do Estado há cerca de dois anos. Na ocasião, foram liberados R$ 8,5 milhões para a construção dos quiosques e de toda a estrutura, e também para terminar as obras do Teatro Municipal, que ainda não tem data para ser entregue.