O Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato encerrou as atividades de 2025 com uma confraternização com os alunos atendidos pelo espaço e familiares, na manhã desta sexta-feira (19/12). Neste ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes ampliou o atendimento realizado em paradesporto e investiu em melhorias na estrutura do espaço.

O Centro Municipal de Paradesporto atende atualmente 306 pessoas, realizando cerca de 500 atendimentos semanais, considerando as diversas modalidades oferecidas. No local, são desenvolvidas 14 atividades: basquete kids, basquete adaptado, bocha, vôlei adaptado, atividade funcional, badminton, musicalização (coral), parataekwondo, futebol, karatê adaptado, boxe adaptado, xadrez adaptado, atendimento individualizado e atendimento em grupo suporte II e III. 

O trabalho também oferece atendimento com dentista, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para avaliação odontológica e encaminhamentos especializados, roda de conversa com psicólogos, um espaço de escuta e apoio emocional aos pais e responsáveis, e atividade funcional para mães, com atividades exclusivas de bem-estar físico, voltadas às mães dos alunos, promovendo saúde e inclusão familiar.

“A gestão tem a determinação de melhorar e ampliar o atendimento no Centro do Paradesporto. O ano foi muito positivo. Tudo o que era feito foi mantido e o trabalho avançou, com novas modalidades, como karatê adaptado e o xadrez, ampliação dos serviços oferecidos aos pais e familiares, a ampliação do atendimento para outras regiões da cidade e melhora na estrutura para os atendidos”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib.

Entre os destaques deste ano está a criação do projeto Paradesporto nas Escolas, que leva atletas de bocha paralímpica a escolas municipais e atendeu 4.717 crianças durante o ano. A iniciativa é realizada em uma parceria entre as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Educação. 

Iniciado em abril, o projeto percorreu 20 escolas municipais, com atividades para os alunos e integração com os paratletas. Durante as clínicas, atletas de bocha paralímpica de Mogi das Cruzes vão até as escolas, conversam com os alunos sobre a modalidade, fazem demonstrações e interagem com as crianças.

Outra ação iniciada pela administração municipal foi o projeto Paradesporto para Todos, que descentraliza o trabalho e leva modalidades paradesportivas para os bairros da cidade, atendendo 25 alunos. A iniciativa levou aulas de karatê adaptado para Jundiapeba e para o Parque da Cidade, que também recebeu atividades de beach tennis para pessoas com TEA.

Mogi das Cruzes também recebeu eventos importantes voltados ao paradesporto. Em abril, foi realizado o 1º Festival Municipal de Bocha Paralímpica – Troféu Dirceu Pinto, que teve a participação de moradores de Mogi das Cruzes com grau de paralisia cerebral ou deficiências severas que usam cadeira de rodas.

Já em outubro, Mogi das Cruzes foi sede do Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica, realizado no Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos Miller da Silveira – Tuta, no Mogilar. Mais de 100 paratletas de clubes e associações do Estado de São Paulo participaram da competição e a equipe da cidade, que tem apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes e treina no Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, foi a vice-campeã na classificação geral.

O Centro Municipal de Paradesporto fica na avenida Expedicionário José Barca, no Jardim Rodeio. Mais informações sobre as atividades realizadas no local podem ser obtidas via WhatsApp, pelo número (11) 94380-2044.