A prefeita Mara Bertaiolli visitou nesta segunda-feira (22/12) pela manhã, ao lado do deputado federal Márcio Alvino e da diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a área de 18 mil metros quadrados destinada à nova sede da entidade em Mogi das Cruzes. Localizado na avenida Pedro Romero, o terreno foi doado ao município pela empresa Alden, como parte do desmembramento de uma área maior, destinada à implantação de empreendimentos comerciais e residenciais. Márcio Alvino se comprometeu a buscar emendas parlamentares para custear a construção do novo prédio, cuja previsão de obras é de dois anos.
“Estamos aqui na avenida Pedro Romero para anunciar mais um presente para Mogi das Cruzes. O deputado Márcio Alvino nos trouxe uma grande notícia. Vamos ter a nova sede da Apae aqui. A partir do ano que vem, faremos um grande projeto para atender a todos os alunos, com humanização, respeito e cuidado. Quero agradecer o Márcio e toda a diretoria da Apae presente aqui conosco. Trabalhando juntos, nós conseguimos trazer o melhor para as pessoas”, disse Mara, ao lado do presidente da Apae mogiana, Paulo Siqueira Toledo Júnior, e dos diretores Jorge Yutaka e Herbert Lopes.
O deputado Márcio Alvino também agradeceu a parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes: “É um dia muito feliz para todos. Estamos aqui em frente ao terreno onde vai ser construída a nova Apae, entidade que é um exemplo de trabalho, e agradecendo à prefeita Mara Bertaiolli por este compromisso com a inclusão”, afirmou. Também estiveram no local o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar; o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito; e a chefe de Gabinete, Neusa Marialva.
A avenida Pedro Romero vem se consolidando como um importante polo de serviços de saúde e de atendimento aos mogianos. Na região, estão instaladas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rodeio, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, a Escola Clínica TEA Professora Neuraide Rezende da Silva Fujita e o Centro Dia do Idoso.
Como parte deste processo de expansão da região, a atual gestão retomou neste ano as contrapartidas por parte dos empreendedores e anunciou a duplicação da via, como parte do Programa Integra Mogi, sem custos para a Prefeitura. O investimento estimado nas obras é de R$ 11 milhões. As obras estão avançando rapidamente e já possível visualizar a terraplenagem de um trecho da quarta pista, localizado entre o novo dispositivo viário que dará acesso ao loteamento e a avenida Francisco Rodrigues Filho.
No total, a quarta pista terá 2 quilômetros de extensão, além de iluminação, passeio, ciclovia e canteiro central. A previsão é conclusão no segundo semestre de 2026.
A Apae de Mogi das Cruzes é presidida por Paulo Siqueira Toledo Júnior e foi fundada em 27 de março de 1969. Atualmente, atende 630 alunos e oferece serviços gratuitos de excelência para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e transtorno do espectro autista associado à deficiência intelectual. Possui equipe multidisciplinar, atuando nas áreas de educação, saúde e serviços sociais, promovendo a inclusão, defendendo os direitos e oferecendo apoio às famílias.