A cara de menina de Juliana Knust não mudou muito ao longo de seus 18 anos de carreira na tevê. Talvez por isso a atriz tenha demorado algum tempo para conseguir papéis mais maduros. Hoje, aos 34 anos, na pele da professora Bia, de "Malhação", ela se aproxima mais de sua personagem: uma mãe que luta para conciliar a rotina de casa e do trabalho. A atriz estreou no folhetim em 1997.
O convite para voltar à "Malhação" surgiu de forma inesperada. Juliana tinha dado à luz seu segundo filho há apenas quatro meses. "O Léo (Nogueira, diretor) me ligou e, na hora, fiquei apavorada. Mas lisonjeada com o convite e querendo muito participar", relembra. Depois desse primeiro contato, foram três meses até o início da composição da personagem. Pela primeira vez na carreira, a atriz participou de um processo de preparação de elenco. Além de criar laços com os atores de "Malhação", Juliana acredita que as aulas de expressão corporal e improviso foram fundamentais para sua preparação. 
Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Juliana viu sua carreira ser construída sem muito planejamento. Aos 11 anos, fez uma peça de teatro para o curso de inglês. E nunca mais parou. "Aos 15, fui chamada para um teste na Oficina de Atores da Globo, mas achei que nunca ia passar", relembra. Foram quatro meses de curso até o convite para interpretar Laura na temporada de 1997 de "Malhação". Seis anos se passaram, e ela integrou o elenco de "Celebridade", interpretando a descolada Sandra. ("Malhação", Globo. De segunda a sexta-feira, às 17h45).