A campanha Novembro Azul, celebrada nacionalmente, busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos ao câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos. O médico urologista Jeferson Gustavo Muraca Henrique, que atende no ambulatório de especialidades de Suzano, ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.
“O câncer de próstata é uma das causas de tumor mais comuns no homem, e também uma das mais curáveis quando diagnosticado precocemente. A importância da campanha Novembro Azul é conscientizar e falar mais sobre isso”, esclarece o urologista, que atua há 14 anos na área.
O médico explica ainda que o câncer de próstata é uma doença típica do envelhecimento e com fatores hereditários: “Evitar a doença é impossível, mas podemos fazer um diagnóstico precoce melhorando muito a expectativa de cura. A partir da quinta década de vida, é importante que o homem faça exames anualmente, e se tiver histórico do câncer de próstata na família, é indicado começar essa rotina a partir dos 40 anos”.
Os exames preventivos são o toque prostático e exame de sangue PSA, que se complementam, segundo o especialista. “Um PSA normal pode estar presente em pacientes com câncer de próstata em até 20% dos casos, ou seja, em cada cinco pacientes que tem câncer de próstata, um tem o PSA normal. Por isso falamos de ter um acompanhamento médico e que faça também o toque prostático, para ter mais assertividade”, explica.
O urologista salienta cuidados importantes: “A primeira coisa é ter um bom estilo de vida, cuidar bem da alimentação, noites de sono adequadas e fazer atividades físicas, isso é fundamental para o envelhecimento saudável. A segunda coisa é ir ao médico periodicamente, uma vez por ano para fazer os exames preventivos. E também estar aberto para ter informações, se permitir cuidar da sua saúde, e ter um autocuidado”, finaliza.
*Texto supervisionado pelo editor.