Santa Isabel intensifica as ações de imunização contra a febre amarela seguindo as recomendações do Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac, vinculado a Secretaria de Saúde do Estado. A medida ocorre após o registro do primeiro óbito causado pela doença no Estado.
📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!
A morte por febre amarela foi registrada no município de Águas de Lindóia, no dia 29 de março. A vítima era um homem, de 50 anos, com histórico de atividade de corte e extração de madeira na zona rural, com deslocamento para Monte Sião (MG) e não vacinado contra a doença.
Em Santa Isabel, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município e o público-alvo são pessoas a partir de nove meses de idade, de acordo com os esquemas vacinais, sendo aos nove meses a primeira dose, e aos 4 anos a segunda dose. A partir dos 5 anos, a vacina é ministrada em dose única.
Vale lembrar que, quem recebeu apenas uma dose da vacina antes de completar cinco anos de idade deverá receber também uma dose adicional.
De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, moradores de áreas de mata, como Pedra Branca, Barroca Funda, Ouro Fino, Cafundó, Jaguari, Pouso Alegre, entre outros, devem ter cuidado redobrado e se certificar de que a imunização está em dia.
Para se vacinar, basta ir a uma unidade de saúde tendo em mãos um documento pessoal e a caderneta de vacinação. Em Santa Isabel, as salas de vacinação funcionam entre às 7 e às 16 horas, com exceção da UBS Brotas, que opera em horário estendido, entre às 7 e às 19 horas.