O entrevistado de hoje é o presidente da Câmara de Poá, o querido vereador Mário Massayoshi Kawashima, mais conhecido como Mário Sumirê, também presidente municipal do Partido Social Democrata (PSD). Nascido em 4 de novembro de 1965, natural de Jales, no interior paulista, ele é formado em administração de empresas. Casado com Vanessa Valente da Silva, é pai do pequeno Murilo. Conhecido pelo seu jeito simples e carismático, o comerciante e político sabe dividir seu tempo entre suas variadas funções e ainda concilia a nobre responsabilidade de ser pai. Por meio do Sumirê, parabenizo todos os pais do Alto Tietê e levanto um brinde a esta data mais que especial comemorada neste domingo.
Osny Garcez: Como surgiu sua veia política?
Mário Sumirê: Desde jovem me dediquei a filantropia. Aos 16 anos, ganhei minha primeira eleição, tornando-me presidente de um clube de jovens da cidade, onde realizávamos grandes trabalhos na área assistencial. Como vereador, meu primeiro mandato foi entre 2009 e 2012. Agora estou no segundo mandato, que termina no próximo ano.
O.G.: Poá cresceu muito nos últimos anos. Como você avalia a situação atual da cidade?
Sumirê: Temos uma área territorial de aproximadamente 17 km quadrados, com saneamento básico em quase 100% deles, ruas asfaltadas, sistema educacional com o melhor Ideb da região, e um orçamento que, bem administrado, supre as necessidades essenciais da cidade. Porém, precisamos progredir, avançar implantando politicas públicas que atendam as demandas da população.
O.G.: Como presidente da Câmara, cite alguns projetos em andamento.
Sumirê: Foram vários os projetos aprovados pelo Legislativo neste primeiro semestre, como o programa Remédio em Casa, do vereador Indaiá; e a obrigatoriedade de supermercados e centros comerciais disponibilizarem cadeiras de rodas motorizadas com cesto acondicionador de compras para usuários com deficiência motora, do vereador Pernoca, e também o que cria o programa de esportes e atividades motoras adaptados para pessoas com deficiência, de minha autoria.
O.G.: Qual a real situação da saúde na cidade?
Sumirê: Podemos destacar o atendimento de qualidade, a atenção primária que é constituída pelas Unidades Básicas de Sáude (UBSs) e as equipes de saúde da família. Mas, há a necessidade de contratarmos mais médicos especialistas e plantonistas para o atendimento de média e alta complexidade, que são realizados no hospital.
O.G.: Como você vê a atuação da Condemat (Consórcio de Desen volvimento dos Municípios do Alto Tietê)?
Sumirê: Vejo com grande otimismo, não somente por quem o preside no momento que é o prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli, que o faz com grande competência, mas também pelos prefeitos e secretários, que participam e compartilham ideias e projetos. Também destaco a recém-criada Câmara Técnica Legislativa, na qual sou coordenador e percebo o comprometimento dos presidentes das câmaras municipais em realizarem trabalhos conjuntos com os prefeitos na busca de soluções efetivas para a população.
O.G.: Como você faz para conciliar a família e a carreira política?
Sumirê: A vida de um politico não é fácil, mas, quando temos dentro de casa uma estrutura familiar maravilhosa com uma esposa e filhos que compreendem muitas vezes a minha ausência, consigo conciliar no dia a dia meu trabalho e meu lar.
O.G.: A Perfumaria Sumirê sempre foi um importante comércio na cidade. No atual momento econômico, como sente os negócios?
Sumirê: O País não atravessa um bom momento, mas como minha família sempre se dedicou e acreditou no comércio, é nesse momento de crise que temos que apostar e acreditar ainda mais no Brasil.
O.G.: Os deputados eleitos e reeleitos na região têm correspondido as expectativas?
Sumirê: Com absoluta certeza. Sempre acredito nos deputados eleitos em nossa região. Converso com todos e, sem distinção partidária, busco sempre melhorias para minha cidade e também para o Alto Tietê. Com isso, minha expectativa é que, no decorrer do mandato, eles venham tragam soluções e recursos para melhorias em prol da população.
Bate-bola
Um livro: “O Monge que Vendeu sua Ferrari”, de Robin Sharha
Uma viagem: México, um Brasil de sombrero
Um ídolo: Meu pai, um exemplo de humildade e perseverança
Um prato: Sashimi
Um perfume: Zaad
Um filme: “O Iluminista”
Um lugar: Minha casa
Um momento: Nascimento do meu filho
Uma mensagem: “Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhoes de sorrisos, de solidariedade e amizade”, de Cora Coralina
Um sonho: Ser fluente no inglês (risos)