A vacinação tem sido intensificada na região nos últimos dias, com foco no combate a doenças como sarampo, febre amarela e a dengue. Poá e Suzano, por exemplo, realizaram no último sábado o “Dia D”, mobilizando equipes para ampliar o acesso da população aos imunizantes. Em Mogi das Cruzes e Guararema destaque para o reforço nas ações de combate à dengue com a nova vacina desenvolvida pelo Butantan. 

A nova estratégia de vacinação contra a dengue amplia a proteção para profissionais e trabalhadores da Atenção Primária à Saúde, incluindo também agentes comunitários e aqueles que atuam no controle de endemias. São pessoas que estão na linha de frente e devem ter prioridade. 

Está previsto que, em fases posteriores, ainda sem data definida, a vacinação seja ampliada de forma escalonada para a população de 15 a 59 anos que ainda não tenha sido vacinada, começando pelas faixas etárias mais elevadas e avançando progressivamente. Nossos votos de que muito em breve isso ocorra, aumentando a proteção contra a doença. 

Como sempre destacamos, a vacinação embora seja uma decisão individual, tem um importante impacto coletivo, ampliando a probabilidade de que doenças se espalhem, ou mesmo no caso do sarampo, que retornem depois de erradicadas. 

A prevenção é sempre o melhor e mais barato remédio, especialmente diante dos altos custos da saúde quando são demandas atendimentos de alta complexidade, com internações motivadas por doenças que poderiam ser prevenidas com o gesto simples da vacinação. 

Vale ressaltar ainda que mais do que prevenir o surgimento de doenças, é preciso investir na promoção da saúde em todas as esferas de governo, o que inclui não apenas o estímulo a hábitos mais saudáveis e a prática de atividade física, que são fundamentais, mas também a vacinação como forma de prevenir doenças.

Nos últimos anos, ficamos longo de atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para que a vacinação alcance seu objetivo, e é preciso investir em campanhas que valorizem o trabalho dos pesquisadores e mostrem a eficácia dos imunizantes. A vacinação é extremamente necessária nas mais diversas fases da vida.