Dezembro chegou e as luzes já anunciam: é tempo de celebrar. O comércio se agita, as listas de presentes crescem e, quase instintivamente, nosso olhar se torna mais generoso. É a época das sacolinhas de presentes, dos encontros e da solidariedade. Quando pensamos em doação, lembramos de grandes gestos e aí vem a pergunta, qual a diferença que minha pequena ação pode fazer? Eu te respondo TODA, assim como um beija flor apaga incêndios de gota em gota, você também pode impactar positivamente com seus cupons fiscais! 

Quero te convidar a olhar para algo que muitas vezes passa despercebido em meio à correria das festas: o poder transformador do cupom fiscal. Enquanto fazemos o balanço de 2025, é comum focarmos nas grandes ações. Porém, o verdadeiro impacto muitas vezes mora nos detalhes. Neste mês, o volume de compras dispara. Agora, imagine se cada cupom fiscal gerado nessas transações se transformasse em recursos para as ONGs da nossa região? A doação de cupons fiscais é uma das formas mais democráticas de "voluntariado financeiro". Você não gasta um centavo a mais, apenas redireciona parte do imposto que já pagou para quem precisa. É transformar o consumo inevitável do Natal em cidadania ativa. 

Infelizmente, muitos créditos ainda são desperdiçados ao longo do ano porque esquecemos desse gesto simples. Para as instituições, esses recursos não são "extras"; eles pagam contas de luz, compram alimentos e garantem que as portas continuem abertas quando janeiro chegar e as doações espontâneas diminuírem. E sabe quanto um cupom fiscal pode gerar em doação? R$370  

Para 2026, meu convite é prático: inclua a doação de notas na sua rotina. Baixe o aplicativo da Soulcial e potencialize seu impacto social positivo. Que o seu "espírito natalino" dure 365 dias com esse hábito! Neste final de ano, ao comprar um presente, lembre-se: o produto vai para quem você ama, mas o imposto pode ir para quem precisa. Vamos fazer com que cada compra conte uma história de solidariedade? 

Boas festas e boas ações!

 

*Juliana Bertin é cofundadora Soulcial, gerontóloga com mestrado em engenharia urbana pela UFSCar e multiplicadora do Sistema B. Está envolvida em diversos trabalhos sociais, como voluntária e idealizadora. Redes sociais: @somossoulcial @jubertin1