Quantos discursos e palavras perdidas! A quantidade de discursos, debates e falas demagógicas, além de falácias e disputas nada enobrece a cultura, a elevação da consciência do povo brasileiro. Do ponto de vista psicológico e até fisiológico, a palavra é comunicação, mas também a transmissão do poder. Com a palavra se pode influenciar outros mesmo à distância. Há perda de tempo, vaidades acima de tudo e busca constante do poder para si. Falta amor ao povo brasileiro pela maioria dos políticos. Comissões de apuração de possíveis crimes acumulam milhares de folhas que não servem para nada, apenas para que os autores e membros das comissões se projetem visando reeleições.
Enquanto não houver amor dos políticos ao povo e um elevado grau de consciência nas suas atividades, trabalhos e projetos nada contribuirão para o desenvolvimento da Pátria Brasileira. As palavras devem ser usadas com astúcia, mas com sinceridade. A destruição de uma nação destrói também os políticos e os seus familiares. É necessário pensar e procurar o desenvolvimento pessoal, pois todos têm necessidade dos bens materiais para sobreviver. Entretanto, é preciso também desapego da materialidade plena.
Faça um estudo do número de projetos que existem e que estão tramitando nos legislativos dos Municípios, dos Estados e no Congresso Nacional. Há ideias boas e interessantes, mas projetos pífios, demagogos e que nada servirão para melhorar a vida do país e do povo. Os políticos são falantes, logicamente que não se pode generalizar, uma vez que há uma minoria de honestos. Deveriam pensar sentir o coração para após, falar as verdades. Quantos discursos enfadonhos, negativos, tristes que não ajudarão na evolução. As questões negativas atrairão coisas e assuntos negativos. Por que não pensar e falar positivamente?
Quando se expõe assuntos positivos o ambiente se tornará positivo para todos. Os políticos da atualidade deveriam se preparar melhor, fazer curso de oratória e seguir os exemplos de Rui Barbosa, líderes do Império Romano como Júlio César, Marco Antônio e outros. Caros políticos os brasileiros, sinceros e honestos e que amam esta Pátria, estarão sempre de olhos abertos sobre as suas atitudes. Então, prepare-se melhor e modifique os seus hábitos demagógicos. Tenha astúcia e elimine as sujas falácias. Seja verdadeiro.
Olavo Arruda Câmara é advogado, Professor, Mestre e Doutor em Direito e Política.