O papa Francisco partiu mas deixou um legado. Tinha coração sublime e sempre buscando a paz. Esteve no Brasil com a juventude num encontro maravilhoso. Pela primeira vez o mundo cristão teve um Papa vindo do continente das Américas. Trabalhou e se reuniu com muitos lideres orientando para diminuir a pobreza dos países. Mas chegou a sua hora e deixou o Vaticano e os cristãos, mas, o seu exemplo será seguido por muitos. Embora a violência tenha dominado o planeta ele insistiu e visitou muitos países pedindo paz. O que querem as pessoas das várias nações? É possível a união da raça humana? O que divide os povos?
As religiões, as ideologias, a política, a busca do poder e do prazer. A grande maioria dos povos não volta às atenções para dentro de si. Caso cada ser humano cedesse aos movimentos dos seus corações, o mundo seria muito diferente. Todas as religiões ensinam o lado bom, mas grande parte não consegue entender as realidades e parte para todo tipo de violência. Todos querem sobreviver em situação confortável, mas não sentem e não cedem aos movimentos interiores dos seus corações.
Caso todos aprendessem a ligar com o seu lado espiritual e confiassem que Deus habita o teu Ser Interior, que o Eu Superior está dentro de si e diminuísse o orgulho, a busca desenfreada do poder, todos estariam em paz. Meditar diariamente e se concentrar na paz como ensinou o Papa Francisco, visualizar “tudo de bom” que deseja para o seu país, sua família e para a humanidade, faria de cada ser humano um instrumento ou veículo de Deus que se manifestaria através das atitudes humanas. Uma vez por semana escolha um país em dificuldades e envie pensamentos de paz e amor ajudando a neutralizar as forças negativas que pairam sobre ele. O termo visualizar quer dizer, criar mentalmente. Os sentimentos de bondade emanados da tua mente e coração envolvem as pessoas ao seu redor.
Os pensamentos não têm limites! Qualquer ser humano pode enviar os pensamentos a longas distâncias e contagiar em paz, luz, amor, bondade e saúde, tanto para uma pessoa como todos do planeta. Devemos rezar e pensar muito na despedida do Papa Francisco, desejando que o seu sucessor apresente novas ideias e trabalhe muito para o progresso, paz e desenvolvimento das nações. Que a sua alma esteja com Deus e proteja a humanidade.
Olavo Arruda Câmara é advogado, professor, Mestre e Doutor em Direito e Política.