Muitos são os ensinamentos do Papa Francisco, um dos sacerdotes que melhor representaram os povos, em especial, os excluídos, os vulneráveis, os invisíveis. Transmitia empatia, solidariedade, comunhão, colocando-se em meio à multidão a fim de semear palavras de amor, esperança, união e paz. Estas duas últimas eram os seus maiores desejos em meio a um mundo conflituoso. Para a educação, também deixou a sua contribuição, apoiando aqueles que se dedicam à transformação das pessoas pelo acesso ao conhecimento.
O Santo Padre destacava a necessidade de uma educação integral que vá além do conhecimento acadêmico, mas também o desenvolvimento moral, espiritual e pessoal. Enfatizava a importância da justiça social e da inclusão, defendendo sistemas educacionais que garantam igualdade de oportunidades para todos. E, por fim, alegava a emergência de uma educação ética, baseada em valores como a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos, contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos.
"O educador é uma testemunha que não oferece os seus conhecimentos mentais, mas as suas convicções, o seu compromisso com a vida", destacou em um dos seus pronunciamentos em relação ao papel dos professores na inclusão escolar. São agentes de transformação, que idealizam a tolerância às diferenças, o acolhimento à diversidade, o respeito à pluralidade. Para o Papa, a educação ajuda a empoderar os jovens. E, com a juventude, profetizou suas mensagens.
Destacou a importância de exercerem o seu protagonismo para assumir um papel ativo na construção de um mundo mais justo e solidário. Incentivou os jovens a serem líderes em suas comunidades e a usarem sua energia e criatividade para enfrentar os desafios do mundo moderno.
Papa Franscisco, um ser inesquecível. Seu legado vai além das palavras, prospera entre nós. Ao povo, fica o compromisso de seguir a sua missão, a de não ser apenas espectador, mas protagonista na construção de um futuro melhor.
Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta