Diferente do que se esperava para o domingo, o clima não mudou e as altas temperaturas continuam. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a aguardada frente fria perdeu força, mas ainda riscos de pancadas de chuvas ao longo desta semana. O alerta permanece para possíveis temporais, ressaltando a importância da atenção aos alertas enviados por celular. 

Sempre vale lembrar a composição de Antonio Carlos Jobim, com “as águas de março fechando o verão”. As águas, que podem vir neste mês com fortes temporais, cada vez mais intensos como temos visto, são uma das poucas certezas do verão, ainda mais com as mudanças climáticas que enfrentamos. E é preciso estarmos preparados, lembrando que também cabe a população evitar o descarte irregular, que contribui para que ocorram as enchentes. 

Pelas prefeituras, temos a tradicional Operação Verão, realizada em conjunto com diversos órgãos e concessionárias de serviços, buscando se preparar para as chuvas e os prejuízos que trazem a cada início de ano para as cidades. É um trabalho conjunto que traz importantes resultados a cada edição, com ações que englobam desde a poda de árvores, que colocam em risco não apenas a oferta de energia elétrica mas a segurança da população, e ainda o monitoramento de áreas de risco até a limpeza de rios e córregos. 

Vale destacar também que entre as cidades mais afetadas pelas últimas chuvas na região, Poá recentemente conseguiu que o decreto de situação de emergência fosse homologado pelo Estado, o que permite que o município receba recursos para a reconstrução das áreas afetas pelas chuvas. No início de fevereiro, a cidade passou por graves enchentes, deslizamento de terra e interdição de imóveis em áreas de risco. Itaquaquecetuba também foi afetada pelas chuvas e decretou situação de emergência. 

Esperamos que as próximas chuvas que provavelmente virão não causem tantos prejuízos, e sabemos que as cidades têm trabalhado e conquistado avanços, mas não há mudanças de uma hora para a outra. O trabalho é de médio e a longo prazo, mas precisa ser feito desde já.