O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) recebe, neste sábado (7), uma mostra especial da tradição centenária da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. O evento, que começa às 9h, é um convite para quem busca um programa cultural diferente na capital paulista, reunindo fé, manifestações populares, música, gastronomia típica e confraternização. 

Localizado na Rua Dr. Jorge Miranda, 43 – Luz, ao lado da Estação Tiradentes do Metrô, desde 2015, o museu recebe a exposição dedicada à festividade religiosa e folclórica de Mogi, celebrando uma festa que carrega 413 anos de história, devoção e identidade cultural. 

A mostra em São Paulo terá início às 9h, com abertura e bênção na capela do museu. Ao longo do dia, até às 16h, o público poderá acompanhar uma programação gratuita repleta de simbolismo e cultura popular, incluindo cortejo, apresentações folclóricas, música ao vivo e a montagem do tradicional Império do Divino.

A iniciativa do MAS-SP, em parceria com a Associação Pró-Festa do Divino, convida fiéis, devotos e entusiastas da cultura popular a vivenciarem, fora do município, o orgulho de uma das celebrações religiosas mais tradicionais do Estado de São Paulo.

Para incentivar a participação dos fiéis de Mogi das Cruzes e região, a organização colocará à disposição três ônibus gratuitos, com saída às 6h30, em frente à sede da Pró-Divino, no bairro do Mogilar. As vagas são limitadas e precisam ser reservadas pelo telefone (11) 4790-6835. Quem quiser, pode deixar o carro estacionado (gratuitamente) no Tiro de Guerra (localizado ao lado da Associação), mediante envio da placa do veículo até esta quinta-feira (5), para seguir com o grupo de ônibus.

Durante todo o evento, o público poderá aproveitar uma mini quermesse, com galinhada, tortinhos, lanche de linguiça, doce de abóbora e bebidas à venda. Café e a tradicional rosa sol, bebida típica, serão servidos como degustação.

Neste ano, a Festa do Divino tem como tema “Divino Espírito Santo, fazei de nós mensageiros da vossa Paz”. A celebração oficial em Mogi das Cruzes acontecerá entre os dias 14 e 24 de maio de 2026, sob a condução dos festeiros Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina, com os capitães de mastro Maurício de Lima Ramos e Tavane Prado Rodrigues Ramos.

“A Festa do Divino convida o público a viver um dia especial de fé, cultura e tradição. Vamos transformar o Museu de Arte Sacra em um espaço de encontro entre diferentes saberes, territórios e gerações. Um programa imperdível para quem está em São Paulo e quer se conectar com as raízes da cultura popular brasileira. Para os mogianos e os moradores das cidades da região do Alto Tietê é a oportunidade de fazer um programa diferente na Capital, com transporte gratuito”, destaca o festeiro Ricardo.

Entre os destaques para a exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo, está o diálogo entre tradições do Sudeste e da Amazônia. Neste sábado (7), a Festa do Divino de Mogi se encontra com o Sairé, manifestação cultural do Pará que reúne elementos indígenas, africanos e cristãos, celebrando a espiritualidade, a coletividade e a relação profunda com a natureza. O encontro evidencia a diversidade cultural brasileira e reafirma a cultura popular como patrimônio vivo.

O evento também marca a abertura da exposição “Sairé – Celebração, Louvor e Disputa dos Botos”, dedicada a uma das mais antigas manifestações culturais da Amazônia brasileira, realizada anualmente em Alter do Chão, em Santarém (PA). A mostra reúne fotografias do artista paraense Alexandre Baena, que apresenta um olhar sensível sobre os gestos, emoções e símbolos da festa, ampliando o diálogo entre fé, identidade cultural e memória coletiva.

Programação
9h – Abertura e bênção na capela
10h – Cortejo e apresentação do Grupo Folclórico (Montagem do Império do Divino e Sairé)
11h – Abertura da exposição
14h – Apresentação do Grupo Viola
16h – Encerramento

Festa do Divino de Mogi das Cruzes & Sairé
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Data: 7 de fevereiro de 2026
Horário: das 9h às 16h
Entrada gratuita
Acesso: Rua Dr. Jorge Miranda, 43 – Luz, ao lado da Estação Tiradentes do Metrô
Mais informações: museuartesacra.org.br