Todas as pessoas merecem e têm o direito de ser felizes, então tome uma decisão coerente e liberte-se definitivamente das tristezas, deixe de imitar os outros. É melhor servir de exemplo e ser imitado que imitar. Analise o mundo atual e perceba como as pessoas copiam tudo que os outros fazem. A influência de uns arrastam outros para os mais diversos caminhos. Nenhum ser humano tem o direito de exigir que o outro seja igual a você ou faça exatamente o que fazemos. Mas, as pessoas fracas de pensamentos e atitudes copiam e agem como outras. “Caso eu não faça o que os meus amigos fazem estarei desatualizado”. É o modismo.
Então, perceba como os colegas e amigos influenciam os comportamentos dos outros. “Tenho que experimentar maconha, cocaína ou crack”, porque meus amigos usam e dizem que se eu não usar é porque sou medroso, por exemplo. Alguns passaram a implantar tatuagens no corpo e, de repente, uma grande maioria passa a tatuar os seus corpos. É óbvio que ninguém é “dono da verdade”, e, não temos o direito de impedir que as pessoas façam o que bem entender, pois, a democracia, a liberdade e o livre arbítrio pertencem a cada ser humano. Mas, porque seguir os outros ou a maioria? Acaso não é uma alienação? Um dia homens passaram a usar “brincos em suas orelhas e, pronto, milhares de jovens e adultos também implantaram brinquinhos”.
O mesmo acontece com “piercings” nas orelhas, nariz, língua e órgãos genitais. Há pessoas que tatuaram o corpo inteiro. Então, surge a pergunta: “O que você tem a ver com isso”? Nada! E não se deve meter “o bico” onde não se é chamado. Mas, posso fazer críticas. Como dizia Santo Agostinho: “desprezo os que me bajulam porque me corrompem, prefiro os que me criticam porque me corrigem”. Além do mais o filósofo Voltaire ensinou: “Não concordo com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las!” Ora, tenha atitudes positivas e não se compare a ninguém.
Cada um é único e senhor do seu destino. Lembre-se você está sozinho no universo. Pai, mãe, filhos, irmãos, primos e amigos, fazem parte do nosso cotidiano, mas estaremos sempre sós em vida e pensamentos. Chegamos a este mundo sozinho e partiremos sozinho. Neste mundo há gosto para tudo. Dominar a sai próprio é uma virtude. Seja você mesmo!
Olavo Arruda Câmara é advogado, Professor, Mestre e Doutor em Direito e Política.