Trabalhos e estudos por terminar, cobranças de clientes, confraternizações e compromissos infindáveis, sensação de que não daremos conta de finalizar múltiplas tarefas até a despedida de 2024... assim, muitos iniciam dezembro, o último mês do ano.

A correria da vida moderna ganha uma versão turbo à medida em que o ano caminha para o encerramento, e não raras vezes queremos concluir em trinta dias demandas que sequer foram tocadas nas outras centenas de vinte e quatro horas que estiveram à nossa disposição.

Um primeiro ponto para reflexão, até pensando no vindouro 2025, é como melhor performar de janeiro a novembro, distribuindo mês a mês tudo aquilo que nos é apresentado.

Mesmo com uma performance linear e produtiva, pode ser que você desembarque em dezembro com uma sensação de que falta tanta coisa pra fazer... Não se desespere, isso é normal, pois vivemos ao lado de uma verdade possivelmente perturbadora de que as tarefas nunca têm fim.

Sim, por mais que façamos e realizemos os nossos objetivos e metas com assertividade, o volume de demandas jamais será esgotado, a ponto de nada termos a executar. Desde um trabalho significativo, um compromisso familiar, um cuidado conosco e até as infindáveis mensagens de WhatsApp, você vai entrar em 2025 com pendências.

Cientes dessa realidade, e ganhando consciência de que a virada do ano, apesar da valiosa simbologia em torno dela criada, nada mais é do que um marco temporal, sentimos a paz e a serenidade necessárias para guiar os nossos passos ao longo do temido mês de dezembro. 

Lembre-se de desacelerar quando sentir que é preciso, fazer pausas, meditar, respirar profundamente, reservar espaços de silêncio e contemplação, e principalmente de estar ao lado de quem você ama numa época em que o amor e a confraternização são latentes e presentes. Nada é mais relevante do que isso; arando e adubando o terreno de sua vida com essas sementes, brotará  2025, um ano de conquistas, alegrias, celebrações e sim, de muita coisa para fazer.

 Arthur Del Guércio Neto é tabelião em Itaquaquecetuba.