A Prefeitura de Itaquaquecetuba intensificou as ações de zeladoria e limpeza urbana após as fortes chuvas registradas nas últimas semanas e ao longo do ano passado. Somente na última semana, os serviços de limpeza urbana recolheram 11,8 toneladas de resíduos. No acumulado dos últimos 12 meses, em ações preventivas para garantir o escoamento da água e minimizar alagamentos, o município retirou 1.423 toneladas de entulho das vias públicas e destinou corretamente mais de 3 mil toneladas de resíduos.

Em um ano, com maior concentração de serviços no mês passado, os resíduos mais comuns retirados das vias públicas tiveram origem principalmente na varrição urbana e na desobstrução de bueiros e bocas de lobo. Com o aumento do volume de chuvas, houve reforço na retirada de sedimentos, terra e lixo descartado irregularmente, resultado de um trabalho contínuo de manutenção e prevenção em toda a cidade.

“O trabalho de zeladoria envolve planejamento e presença constante nos bairros. Intensificamos as ações para garantir o funcionamento adequado da drenagem urbana e minimizar transtornos à população. Esse resultado é fruto de uma gestão que atua de forma preventiva e próxima da realidade da cidade”, afirmou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.

Atualmente, Itaquá recolhe, em média, 126 toneladas de entulho por semana. Além disso, os resíduos da construção civil somam mais de 1,6 mil toneladas recolhidas ao longo do último ano, números que refletem a intensificação das ações de zeladoria em todas as regiões do município.

“Esses números mostram o quanto estamos trabalhando de forma contínua para manter a cidade limpa, especialmente em períodos de chuvas intensas. A limpeza urbana não é apenas uma questão estética, mas de segurança, saúde pública e qualidade de vida para a população. Seguimos investindo em prevenção e em políticas ambientais responsáveis”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

Além das ações emergenciais e preventivas de limpeza, o município mantém uma rede estruturada de ecopontos e fiscalização ambiental. Itaquá conta com 21 ecopontos ativos que facilitam o descarte correto de resíduos e contribuem para a redução dos impactos ambientais. Ao longo do último ano, foram recebidas 6.052 caçambas, totalizando mais de 3 mil toneladas de resíduos acondicionados de forma adequada.

Como parte das políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à conservação ambiental, o município inaugurou, em novembro de 2024, o Itaquá Recicla. O equipamento é responsável pela destinação correta de resíduos sólidos e recicláveis por meio da coleta seletiva. Já foram coletados e triados 135.440,65 quilos de materiais recicláveis, que ainda geram renda para os cooperados.

O serviço de coleta porta a porta é realizado de segunda a sábado e recolhe materiais como papel, papelão, aço, latão, cobre, vidro, isopor, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Após a coleta, os materiais passam por triagem, separação e prensagem, sendo posteriormente comercializados para indústrias, o que possibilita o retorno desses resíduos à cadeia produtiva e evita o envio para aterros sanitários.

“As ações de limpeza, os ecopontos, a coleta porta a porta e o Itaquá Recicla fazem parte de uma política ambiental estruturada, que busca não apenas retirar resíduos das vias, mas dar a destinação correta a cada material. A participação da população é fundamental para que possamos reduzir impactos ambientais, evitar alagamentos e avançar cada vez mais na sustentabilidade do município. Não jogue lixo na rua, nos ajude a manter a cidade limpa”, disse a secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri.

Coleta seletiva

O caminhão da coleta seletiva percorre os bairros conforme um cronograma semanal. Às segundas, atende o Jardim Moraes, Residencial Pamela, Jardim Americano, Jardim Adriane, Jardim Campo Limpo, Residencial Fortuna, CDHU Odete, Jardim São Paulo e o Residencial Palmas de Itaquá. Às terças é a vez do Jardim Gonçalves, Jardim Nossa Senhora D’ajuda, Jardim Valparaíso I, Jardim do Carmo e do Monte Belo. 

Às quartas, o atendimento ocorre no Piratininga I e II e no Jardim Itapuã. Já às quintas, o caminhão passa pela Vila Nova Itaquá, Vila Nely, Vila Menezes, Jardim Santa Helena, Vila Zesuina, Campo da Venda, Centro, Maria Augusra e Vila Japão. Às sextas, o serviço contempla o Parque Residencial Souza Campos e Parque Residencial Marengo I e II e, aos sábados, o Jardim Altos de Itaquá, Vila São Carlos, Estação, Pedreira, Jardim Odete I e Jardim dos Ipês.