A criatividade é uma das principais exigências da atualidade. Uma vez que lidar com os problemas, pensar em soluções e desbravar as possibilidades para lidar com um mundo cada vez mais desafiador exige o pensar criativo.

Nas escolas, eis um imperativo aos alunos: a inventividade! Criar exige espírito de mudanças, ou seja, inquietações diante de algo que está precisando urgentemente de melhoria. A pessoa criativa busca respostas aos problemas, ações às emergências, propósitos para transformar territórios e a responsabilidade em colaborar com "um presente" inovador e um "amanhã" melhor nos diversos setores da sociedade. 

Em um planeta envolto por crises sociais, culturais, econômicas e ambientais, todos são convocados a serem "criativos". Esta postura deve ser desenvolvida entre as infâncias e juventudes, uma vez que são eles os responsáveis em construir um futuro melhor.

No entanto, nem todos estão preparados para esta missão. É o que mostra o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), ranking internacional de educação, que avaliou o pensamento criativo de alunos da rede pública em 56 países. Divulgado em junho de 2024, o balanço – realizado em 2022 – destacou que mais da metade dos estudantes brasileiros tem baixo nível de criatividade em relação a outras nações. Os 10.798 jovens das 599 escolas municipais e estaduais que participaram do teste tiveram os piores resultados. Ocuparam o 44º lugar, atrás de outros países da América do Sul, como Uruguai, Colômbia e Peru.

São poucos os que possuem habilidades criativas para resolver problemas sociais e científicos, e há muitos os fatores que colaboram com os resultados, sobretudo, socioeconômicos. Segundo especialistas, estes deveriam ser os "pontos de partida" para despertar nos jovens desejos de mudanças, as quais se conquistam com pensamento crítico, criativo e colaborativo. Para isto, três habilidades são essenciais: raciocínio, foco, concentração. Eis os novos desafios: à escola, o de estimular a criatividade; e, aos alunos, o de perceber que ela é primordial para exercer a cidadania.


Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta