A tragédia no Rio Grande do Sul fez o Brasil se unir em uma corrente do bem. Apesar de mesmo em um momento sério e triste como esses ainda surgirem fake News e debates políticos infundados, a solidariedade tem falado mais alto.

Ao longo da semana, o Mogi News/Dat trouxe algumas histórias de moradores da região que, de diferentes formas, integraram esse momento solidário, se tornando inspirações para que outros também participem.

A doação e coleta de materiais de construção que acabam sobrando nas obras foi uma dessas ações realizadas no Alto Tietê. As construtoras, empreiteiras, arquitetos e profissionais de mais setores ligados a construção civil se uniram para colaborar com a reconstrução das casas que foram invadidas pela água nas cidades gaúchas.

Consultas solidárias foi outra forma encontrada para ajudar a população atingida pelas fortes chuvas. Uma clínica de Mogi ofereceu consultas em diferentes especialidades em troca de cestas básicas, que serão encaminhadas para o Sul.

Na edição de hoje apresentamos também o relato do mogiano Plínio Boucalt, que há dois anos vive em Santa Catarina e integra um grupo especializado em resgastes na água. Durante sua passagem pelo Rio Grande do Sul, ele afirmou ter presenciado cenas inesquecíveis de salvamento, mas também muita tristeza pelas perdas e mortes.

Não faltam bons exemplos, disposição e amor ao próximo, assim como não faltam formas de ajudar, dentro da capacidade e da disponibilidade de cada um.

Ainda há muito a se fazer pelos gaúchos, que não podem ser esquecidos pelo resto do Brasil e, principalmente, pelo Poder Público. As ações terão que ser longas e contínuas até que a população se estabeleça de alguma forma.

A superação e reconstrução do estado como um todo será um grande desafio e, se bem feita, um grande exemplo para o mundo de que, mesmo com a tragédia, o Brasil foi capaz de ser resiliente e forte, superando suas dificuldades com planejamento e perseverança. O futuro nos dirá como o Sul e o Brasil irão superar mais um momento adverso.