O emprego certamente está figura entre as principais preocupações dos brasileiros. São milhões de desempregados e, mesmo quem ocupa hoje uma vaga no concorrido mercado de trabalho, não se sente totalmente garantido ou segue na luta por melhores condições, como os profissionais do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com unidades em Suzano e Itaquaquecetuba, atualmente em greve. A economia ainda oscila e a esperada retomada com números expressivos de contratações ainda deve demorar a chegar. 

Mas, os ventos são positivos, e acompanhamos nas primeiras horas de cada segunda-feira no Portal News (www.portalnews.com.br) o grande número de vagas de emprego disponíveis nos serviços de encaminhamento das prefeituras da região. Destaque na edição de hoje também para o número de vagas criadas em Mogi das Cruzes desde 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho. No período foram cerca de 18 mil vagas, sendo quase 2 mil no último bimestre, superando os demais municípios.  

Que a tendência continue positiva, uma vez que a contratação formal, com carteira assinada como se costuma dizer, é um porto seguro para muitos, pela garantia de direitos e de um salário que traga dignidade ao trabalhador. Na informalidade, são muitas as incertezas e os direitos ficam de fora. Um outro caminho é o empreendedorismo, seja por necessidade ou por identificar uma nova oportunidade. O desafio nesse caso é de longo prazo para a conquista de uma boa renda. 

Seja qual for o caminho, a luta é diária para ir além da sobrevivência, do “um dia de cada vez” para garantir o mínimo, e conseguir almejar mais, dando o pontapé inicial para sonhos adormecidos e investir na capacitação para melhores oportunidades ou no crescimento de um pequeno negócio. Nossa economia ainda está longe do ritmo desejado por todos, criando um volume de oportunidades que atenda as diferentes demandas do contingente de trabalhadores, mas seguimos otimistas