O anúncio de que o Governo de São Paulo vai adotar o ChatGPT para produzir as aulas digitais usadas pelos professores das escolas da rede estadual paulista indignou os profissionais da educação. A medida ampliou os debates acerca de mais um recurso tecnológico que precisa ser avaliado, a fim de identificar as possibilidades educativas.  

As tecnologias digitais avançam de forma acelerada, e cada ferramenta precisa ser explorada. À educação, todos os recursos recebem intencionalidade pedagógica, para que alunos sejam orientados a usufruir das inovações de forma responsável. 

Em contextos educacionais híbridos, o ChatGPT pode ajudar os professores a prepararem os seus materiais e os alunos a pesquisarem seus trabalhos. No entanto, é preciso incentivá-los a serem investigadores, ou seja, orientá-los quanto ao uso da plataforma, que exige habilidade em perguntar, interpretar e duvidar. Isso porque o sistema traz as respostas, mas elas precisam de provocações, a fim de identificar divergências nos resultados. 

É importante ter um conhecimento prévio do assunto pesquisado, procurá-lo em outros navegadores, investigá-lo com profundidade. Ser um pesquisador mostrará aos alunos que o recurso auxilia, mas as produções têm de ser de sua autoria, aliando os seus repertórios. Devem ser autênticos, representando os pensamentos de quem está escrevendo, e não o de uma máquina, que traz informações de um banco de dados cujas fontes nem sempre são identificadas.   

O fato é que a inteligência artificial não chegou para substituir os professores e os processos de aprendizagem, que não são planejados em segundos. Exigem repertório, criatividade, inventividade; conhecimento dos contextos escolares e contextualização com as diferentes dificuldades de aprendizagem, em vista dos variados perfis de alunos que permeiam o universo estudantil. 

Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta