A deficiência de vitaminas e de minerais está entre as principais causas da queda de cabelos. Ela também desencadeia alterações na fibra capilar, como cabelos mais fracos e opacos, e influencia até na lentidão do crescimento. Minerais e vitaminas são importantes para garantir a vitalidade do ciclo capilar, para que se tenha fios bonitos e saudáveis.

 📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

A deficiência pode ocorrer por inúmeras causas: alimentação inadequada e transtornos alimentares psicológicos e de imagem, como a anorexia e a bulimia, só para citar algumas possibilidades. Também contribuem para este quadro as alterações absortivas, quando se dá a redução da biodisponibilidade dos nutrientes.

 

Explico: você ingere, mas o seu organismo não faz a correta e necessária absorção, como ocorre, por exemplo, nas doenças inflamatórias intestinais, que têm registrado crescimento exponencial de casos, e ainda após intervenções, com destaque às cirurgias bariátricas, além de alguns tipos de anemias e distúrbios da menstruação, que provocam fluxo volumoso e com duração maior.

 

Com o auxílio de um profissional habilitado, é importante verificar se há, de fato, ou não, possíveis deficiências vitamínicas, quantificá-las, e identificar o que está desencadeando o problema, para que, então, seja iniciado o manejo terapêutico.

 

Vale salientar que o contrário também é importante, não só para a saúde capilar, mas para todo o organismo, ou seja, o excesso também faz mal. Algumas vitaminas e minerais, quando utilizados de forma indiscriminada e desnecessária, podem também gerar a queda de cabelos, bem como outros problemas à saúde, muitas vezes, graves.

 

Portanto, ingerir por conta própria compostos vitamínicos, existentes e adquiridos livremente no mercado, que, por sua vez, tem alta demanda, não é uma prática indicada. Pelo contrário, pode trazer efeitos adversos e riscos reais. Fica, aqui, portanto, o alerta.

 

*Dra. Thálita Rodrigues Eufemia (dermathalita@hotmail.com) é médica e tricologista, com certificação pela International Association of Trichologists (Sidney - Austrália); doutoranda em Ciências Biomédicas; e diretora da JM Renaissance.