A mobilidade é um desafio para as cidades seja quando falamos de transporte público, ou quando o assunto é a segurança viária. O direito de ir e vir dos cidadãos precisa ser garantido, mas sempre são muitos os obstáculos para atender as demandas como a redução do intervalo em determinadas linhas de ônibus, a inclusão de mais veículos disponíveis para uma viagem mais confortável, tanto no transporte municipal quanto metropolitano, o que inclui os trens, além do investimento na devida sinalização e controle de velocidade onde é necessário. 

Vivemos dilemas diários que afligem motoristas dos mais diferentes veículos e também os passageiros do transporte público e pedestres, será que nossas vias são realmente seguras para todos, e quem trafega pelas pistas municipais e também em rodovias estaduais e federais está capacitado para tal, consciente de que as leis de trânsito devem ser respeitadas? Todos os equipamentos de redução de velocidade, os radares, estão onde precisam estar? 

Trata-se de um conjunto de ações que envolvem a adequação do poder público para oferecer o melhor serviço, e também a capacitação de todos os atores do trânsito do nosso dia a dia, reforçando o respeito às leis de trânsito. Muito se fala, por exemplo, que os motoristas dirigem mais atentos aos demais, do que a sua própria função como condutor, o que não deixa de ser uma verdade. 

É preciso a união de todos para termos um trânsito mais seguro, sem acidentes que colocam em risco tantas vidas, como ocorreu nesta semana em frente a uma escola na rodovia Mogi-Salesópolis, em um trecho do bairro Cocuera, em Mogi das Cruzes, envolvendo dois ônibus e ferindo nove pessoas. 

Voltando a questão da mobilidade, em Mogi temos o programa de recuperação asfáltica que tem feito a diferença em várias vias, mas ainda são muitos os desafios. Na edição de hoje, destacamos a entrega de novos ônibus e a apresentação de um novo aplicativo de recarga. Investimentos importantes da cidade para a mobilidade da população, e precisamos de ainda mais para superar os desafios que os mais simples deslocamentos nos impõem.