Com a proximidade do final de ano, o comércio já começa a se movimentar para a Black Friday e as esperadas compras de Natal. E a melhor data do ano para o setor varejista promete ser mais gorda em relação ao ano passado.

A expectativas da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e da Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE) é de alta de 10% nas vendas, além da contratação de 4 mil trabalhadores, conforme divulgado em matérias publicadas nos últimos dias.

Sem eleição e Copa do Mundo, as festas de 2023 prometem ser mais rentáveis, já que serão os principais atrativos para a população e não dividirão a atenção com outros eventos. Também será um ano sem a sombra da pandemia do novo coronavírus, mas com um legado que ela deixou cada vez mais presente: as compras online.

Não é de hoje que os comerciantes estão precisando se reinventar para ingressar no universo digital e assim ampliar sua atuação e faturamento. Comprar pela internet, desde roupas, eletrônicos, cosméticos e até alimentos, é uma realidade para muitos brasileiros, especialmente os mais jovens, por isso a importância de atender esse mercado com qualidade e profissionalismo.

O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), por exemplo, até atento a esse novo momento e tem investido em capacitações para seus associados, de modo que eles estejam preparados para vender pela Internet.

Outro formato que ganha força são os espaços colaborativos, onde marcas se reúnem um mesmo local para apresentarem seus produtos e serviços e criarem novas parcerias. Com preços acessíveis, essa ferramenta tem garantido novas oportunidades e destaque para os pequenos empreendedores.

O fato é que Natal é tempo de vender e “se virar” da melhor forma possível, seja apostando no online, investindo no físico ou empreendendo. O importante é trabalhar e prosperar.


A população, por sua vez, pode não estar na sua melhor fase financeira, mas deve participar de maneira decisiva para fazer essa engrenagem girar