A Subsecretaria de Defesa Civil de Itaquaquecetuba abriu inscrições para o programa Defesa Civil Mirim, que busca aproximar crianças e jovens das ações de prevenção, orientação e segurança do município. As inscrições acontecem até o dia 25 de fevereiro e devem ser feitas de forma on-line.
 
Na prática, o programa busca preparar os participantes para identificar situações de risco e saber como agir de forma segura, contribuindo para a proteção individual, da família e da comunidade. Durante as atividades, as crianças aprendem noções básicas para casos de alagamentos, deslizamentos e incêndios, além de receberem orientações sobre primeiros socorros, cidadania e cuidado com o meio ambiente.

A ficha deve ser devidamente preenchida na aba Defesa Civil, em “inscrições”, no site oficial (itaquaquecetuba.sp.gov.br/defesa-civil). No ato da matrícula, será necessário apresentar comprovante de matrícula escolar, RG e CPF dos pais e da criança, além de comprovante de residência. O programa é destinado a crianças e adolescentes que tenham entre 10 e 16 anos e o ciclo formativo tem duração de um ano. 

As aulas são desenvolvidas de forma educativa e lúdica. A ideia principal é estimular o senso de responsabilidade e fortalecer o vínculo entre os participantes e a Defesa Civil. “Trabalhar a prevenção desde a infância é fundamental para formar cidadãos mais conscientes e preparados. O Defesa Civil Mirim é um investimento em educação e responsabilidade social”, destacou o subsecretário de Defesa Civil, Anderson Marchiori.

“O programa aproxima as crianças da realidade da Defea Civil e mostra, de forma simples e acessível, como pequenas atitudes podem fazer a diferença na proteção da própria vida e da comunidade”, comentou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.

"Acreditamos que a educação anda ao lado da segurança e da prevenção. Quando unimos isso à curiosidade das crianças em aprender algo novo, nasce o programa Defesa Civil Mirim", completou o prefeito Eduardo Boigues.