Estamos sujeitos às intempéries do tempo, como a ventania que atingiu cidades da região anteontem, derrubando árvores em diferentes pontos, e causando quedas de energia. O vento intenso mobilizou os órgãos de Defesa Civil das cidades, que prontamente agem em defesa da população atingida. Ainda bem que os estragos da ventania não foram muitos e não deixaram vítimas, como destaca nossa reportagem de hoje.

De acordo com a matéria do repórter André Diniz, especialistas destacam que trata-se de um ciclone extratropical que se formou na costa brasileira, causando os ventos fortes que atingiram os Estados de Santa Catarina e Minas Gerais. Cada vez mais o tempo muda e nos desafia, com eventos mais intensos com a ventania de anteontem.

Existe uma frase conhecida que afirma que "O simples bater de asas de uma borboleta no Brasil pode ocasionar um tornado no Texas", sem ênfase na possibilidade científica disso realmente ocorrer, o interessante é refletir aqui sobre os impactos das nossas ações e seus reflexos na sociedade e no meio ambiente.

Claro que não há dúvida sobre os resultados conquistados com a reciclagem do lixo - ainda um desafio para o poder público das cidades, assim como a economia de água e energia, com seu consciente e mais eficiente, mais a cargo dos consumidores finais, no que podemos listar pessoas físicas e jurídicas.

As mudanças climáticas, um dos alvos preferidos de quem nega a ciência e as inúmeras pesquisas à respeito, cada vez se mostra mais presente, com estações que já não têm a temperatura bem definida como antes. Os períodos de calor e frio oscilam atualmente tanto no inverno como no verão, e impactam a todos com a intensidade com que chegam. Infelizmente ainda ocorrem mortes pelas ondas de frio por aqui, como também pelo calor intenso em outras partes do planeta.

A causa ambiental é urgente. Medidas precisam ser adotadas para ontem. Por isso é preciso a união de esforços do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil para que tenhamos a devida atenção ao meio ambiente, e sejamos menos impactos pelas intempéries do tempo.