O Mogi Basquete começou a temporada com o pé direito, com duas vitórias no Campeonato Paulista. A arrancada inicial é muito positiva, principalmente após uma pré-temporada que não trouxe muita esperança ao torcedor. O time perdeu sua principal estrela e maior pontuador da história do Novo Basquete Brasil (NBB) - o ala norte-americano Shamell Stallworth -, além dos efetivos JP Batista (pivô), Gui Deodato (ala) e Arthur Pecos (armador). Outra perda, esta particularmente dolorosa, é a saída de um dos principais líderes da equipe desde a retomada do projeto do basquete na cidade, o ala Guilherme Filipin.
A aparente queda, porém, extrapola as quatro linhas. Com a não renovação da Helbor, principal patrocinadora da equipe, o elenco perde também em rendimento financeiro. Tudo isso indica, na teoria, uma temporada mais sofrida e sem grande almejo de títulos. Na prática, no entanto, o início do caminho não parece tão tortuoso. São duas vitórias no Estadual, contra a Liga Sorocabana e São Paulo. Este último confronto teve um ingrediente especial, com o ídolo Shamell do outro lado.
Não há dúvida de que o treinador Jorge Guerra, o Guerrinha, terá de quebrar a cabeça para montar um time perto do ideal, mas o reformulado elenco mogiano já deu indícios, pelo menos nessas duas partidas iniciais, que tem vontade e capacidade de manter o nome do Mogi Basquete entre os principais do cenário estadual.
Jogadores experientes, como Alexsey (armador), Luis Felipe Gruber (ala-pivô), João Pedro (pivô) e Danilo Fuzaro (ala-armador), fazem parte do grupo de atletas que precisarão chamar a responsabilidade. Assim como André Goes (ala), recém-contratado e já candidato a xodó da torcida. Pensando em futuro, a equipe conta com jovens jogadores que querem mostrar serviço, como Colina (ala-armador) e Guilherme Lessa (armador), jogador das categorias de base e com grande identificação com a cidade e o time.
A temporada está apenas começando mas, apesar das dificuldades que estão por vir, principalmente quando chegar o NBB, a equipe iniciou sua caminhada a fim de se manter entre as grandes.