Com as obras entrando na reta final, a conclusão do Corredor Leste-Oeste, via de ligação entre as cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, deve ser anunciada em breve, dependendo ainda da contribuição positiva das águas de março para a entrega da rodovia. Paralelamente, no sentido exato da palavra, a estrada da Volta Fria está prestes a ter iniciada sua pavimentação. Segundo o secretário de Estado de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já concluiu os estudos técnicos para a colocação do asfalto. Os assuntos, que foram manchete ontem respectivamente nos jornais Dat e Mogi News, configuram um cenário animador para a região.
O Corredor Leste-Oeste é uma reivindicação antiga para desafogar o caótico trânsito na conhecida São Paulo-Rio, que impede o tráfego livre pelo excesso de veículos, lombadas e semáforos. A nova pista servirá principalmente aos carros leves, cujos motoristas precisam de agilidade e tempo abreviado de locomoção. Já a pavimentação da Volta Fria vai contribuir para o desenvolvimento da comunidade rural e dos produtores agrícolas, que terão melhores condições para escoar a produção de hortifrútis. Os moradores ganharão na valorização de suas propriedades e na qualidade de vida. Na soma dos benefícios, todos serão contemplados.
Nesta lista também deve ser incluída a duplicação da rodovia Mogi-Dutra (SP-88), no trecho compreendido entre a Ayrton Senna (SP-70) e Arujá, cujas obras estão caminhando em ritmo acelerado. A conclusão deste pacote de serviços, que compreende a participação do Estado e municípios do Alto Tietê, vai recolocar a região em condições de formular projetos para o desenvolvimento comercial e industrial. Não há coerência em buscar apoio para a instalação de novas indústrias se não existem opções de transporte eficiente e de qualidade para a produção. As obras fazem parte de um cronograma vencido há anos, que apenas cumpre a correção na defasagem do setor. Se a população e a frota de veículos aumentam a olhos vistos, é preciso criar infraestrutura para recebê-los com conforto e segurança.