Apesar do resultado final não ser favorável, as estatísticas apresentadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, que mostraram elevação no número de casos de estupro nas cidades do Alto Tietê, trazem na entrelinha um dado que pode ser destacado como positivo. Há uma forte evidência de que o aumento de ocorrências de violência sexual, na verdade, se deve ao maior número de registro dos casos e não propriamente ao crescimento das infrações. Isso se deve, inicialmente, à proporcional perda do medo que as vítimas tinham de revelar atos criminosos como meio de evitar o constrangimento perante a sociedade.
Exemplo disso ficou provado com o rumoroso episódio do médium João de Deus no início do mês. Depois que a primeira mulher decidiu escancarar a suposta vida pregressa do líder espiritual, centenas de outras, incluindo uma grande quantidade de menores de idade, as chamadas vulneráveis, saíram da escuridão para fazer coro na avalanche de denúncias. São casos ocorridos há mais de 20 anos, mas que vieram à tona somente agora, com a corajosa posição das vítimas.
Em entrevista publicada ontem, também, a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes, Thais Nascimento, avaliou que iniciativas como a da Delegacia de Defesa da Mulher e a da Patrulha Maria da Penha contribuíram para que as mulheres se sentissem mais seguras para fazerem denúncias de abuso sexual ou de violência doméstica. Com isso, muitos crimes que antes ficavam acobertados pelo pavor de represálias foram denunciados, e seus autores, quase sempre conhecidos membros da própria família, passaram a ter de se entender com a Justiça.
Nesse sentido, a constante publicação de levantamento de dados sobre ocorrências de estupros e de outros crimes colaboram positivamente para reduzir as estatísticas. Aliadas a essa tendência, ações efetivas da polícia na identificação e prisão de suspeitos, além de punições imediatas aos criminosos dentro da lei pelo Judiciário farão com que realmente o número de casos entre em declínio. Quando todos os fatores mancomunam na mesma direção, o saldo certamente é positivo.