Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, divulgadas recentemente, indicam que houve, no período de janeiro a agosto de 2018, em comparação ao mesmo período do ano anterior, queda no número de homicídios na ordem de 22%, isso em cinco municípios do Alto Tietê, sendo Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos. Os dados indicam, ainda, queda no número de roubo, roubo de veículo e furto de veículo. Os crimes relacionados representam parte daqueles que mais impactam a sociedade e são os que norteiam as estratégias diárias das Forças Policiais do Estado.
Para cada grupo de delitos, uma estratégia de combate diferente. A pontual distribuição e emprego do policiamento ostensivo, bem como uma investigação focada nas características e modo de agir dos criminosos, constituem ações que determinam o sucesso na redução dos crimes.
Os homicídios são cometidos em ambientes internos ou externos. Desses, os que se desenvolvem em ambientes internos, como residências, boates e bares, são os mais difíceis de evitar, pois o policiamento ostensivo, responsável pela prevenção, possui como elementos dificultadores os obstáculos das instalações e a premeditação do criminoso. Em que pese tal situação, resultados práticos nos mostram que, quando subsidiados por informações advindas do serviço de inteligência e outras ferramentas como o Disque Denúncia (181), vários assassinatos, em especial aqueles que ocorrem em locais denominados "tribunais do crime", onde integrantes de facção criminosa se reúnem em locais fechados para matar integrantes insurgentes ou de grupos rivais, foram evitados. Ações desencadeadas pela Policia Judiciária, fundamentada em investigações precisas, além de prender os autores, também são determinantes na redução dos casos.
Em que pese os méritos dos profissionais, é de se frisar a contribuição dos cidadãos que, pessoalmente ou por denúncias anônimas, tem sido de fundamental importância na potencialização dos resultados que hoje comemoramos.