O Corpo de Bombeiros atendeu 132 ocorrências de vazamento de gás na região em 2014. Somente de janeiro a julho deste ano, 90 acidentes deste tipo já foram registrados. Para evitar que os números aumentem, a corporação lançou ontem a campanha "Chama Segura". O objetivo é informar a população sobre os riscos envolvendo botijão de gás e as formas de evitar qualquer incidente.
O evento aconteceu no Centro de Integração da Cidadania (CIC) e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas. Na ocasião foram apresentados itens de segurança de botijão de GLP novos e ainda a importância da substituição de itens antigos e até vencidos, com a mangueira que permite a passagem do gás até o fogão.
"É preciso verificar a validade da mangueira, além de evitar que ela fique atrás do fogão, porque pode danificar o material e ocorrer o vazamento. Também não podemos virar o botijão por imaginar que ele possa render mais, também é muito perigoso", detalhou o tenente do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Everton Oliveira Pinheiro Godoy.
Segundo ele, Ferraz foi escolhida para a abertura da campanha por ter apresentado o maior número de acidentes com vazamento de gás no ano passado. "Foram mais de 25 acidentes e tivemos alguns bem graves, como a morte de uma família toda em um apartamento, por isso estamos fazendo esse trabalho de conscientização, para que os números caíam", completou.
Além do caso de Ferraz, onde uma mulher e três crianças faleceram, em Suzano, no último mês de abril, um homem morreu e uma mulher ficou ferida após a explosão de uma casa no Jardim Lazzareschi, em Suzano.
Os bombeiros destacaram as medidas que devem ser adotadas em caso de suspeita de vazamento. As principais delas é abrir portas e janelas, não ligar equipamentos elétricos e ficar atento a validade e qualidade do botijão e itens para sua instalação. O público presente recebeu um kit com panfletos informativos e ainda uma mangueira de gás nova. "Podemos levar essa ação para outros locais, basta as cidades demonstrarem interesse", concluiu o tenente.