A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promoveu uma reunião com aproximadamente 25 agricultores da cidade, para discutir sobre a importância da associação de profissionais deste seguimento para o melhor andamento e lucro do trabalho de plantações. O encontro foi realizado no início da semana, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) "José Sebastião".
A reunião, que teve à frente o diretor agrônomo do Instituto de Cooperativismo do Estado de São Paulo, Diógenes Kassaoka, e Michel Reche Beraldo, responsável da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios de São Paulo (Codeagro), teve como objetivo o avanço na organização de associações de agricultores na cidade.
De acordo com Vagner Vallet Ninck, secretário-adjunto da pasta de Agricultura, quando a associação dos agricultores está em perfeito estado, pode trazer à cidade projetos para beneficiar estes profissionais, como o Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social (PPAIS). "O PPAIS é um projeto que consiste em um benefício que o Estado fornece para a Prefeitura para poder comprar produtos dos agricultores locais e, posteriormente, doar para escolas ou presídios. Deste modo, conseguimos ajudar os agricultores e ainda cumprir com as obrigações de merenda e alimentação em presídios. Este encontro serviu para nos organizarmos melhor para solicitar a chegada do programa à Ferraz.", explica.
Para o prefeito da cidade, Acir Filló, que esteve na reunião, a iniciativa que orientou os profissionais do campo só tem a acrescentar ainda mais na economia do município. "Nossa expectativa é de incentivar os agricultores de Ferraz, dar esperança a eles de uma melhor qualidade de vida e de trabalho. Associações de agricultores podem ter grande força quando se trata de mais recursos e é pensando nisso que nos juntamos com eles", conclui Filló.