A Prefeitura de Poá confirmou na noite de sexta-feira o primeiro caso positivo de coronavírus no município. Ontem, Mogi das Cruzes divulgou que outros três pacientes também foram diagnosticados com a doença. Com esses novos números, os casos no Alto Tietê já somam nove positivos e mais de 300 pessoas aguardando o resultado dos exames.
De acordo com as informações da Secretaria de Saúde de Poá, o primeiro caso no município se trata de uma mulher de 39 anos, que teria contraído o vírus por contato com outras pessoas. Até anteontem, Poá contava com 40 casos suspeitos. A secretaria afirmou que não existe uma previsão para a divulgação atualizada dos resultados, pois o Instituto Adolfo Lutz, responsável pelos exames, está com uma grande demanda.
No quadro de Mogi das Cruzes, de acordo com informações do secretário de Saúde, Henrique Naufel, divulgadas durante a live de ontem pelo Facebook, dez pessoas estão em observação, sendo quatro internadas no Hospital Municipal de Braz Cubas, uma no Luzia de Pinho Melo e outra no hospital Ipiranga. Outras quatro se encontram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Luzia. Deste grupo, quatro estão confirmadas por Covid-19 e o restante aguarda resposta de exames.
A prefeitura de Mogi das Cruzes divulgou o caso de uma mulher, de 43 anos, notificada no sábado passado, quando ela procurou o Pronto Atendimento de uma unidade particular. A paciente é esposa de um homem que, de acordo com informações preliminares, está internado em UTI de hospital particular em São Paulo, com confirmação para Covid-19, mas que ainda não foi feita a devida notificação para o município de Mogi. A esposa ficou internada, mas já está em casa.
Suzano e Arujá confirmaram na semana passada os primeiros casos positivos. Cada um dos municípios registrou uma confirmação da doença. Ferraz de Vasconcelos continua com duas.
Segundo informações da Vigilância Epidemiológica de Arujá, o paciente infectado com o coronavírus tem 35 anos e deu entrada em um hospital particular de São Paulo, na semana passada. O morador está em isolamento domiciliar desde o dia 14.
Já em Suzano, a prefeitura informou que a moradora, de 25 anos, trabalha em um hospital particular na cidade de São Paulo. Inclusive, ela chegou a ficar internada em uma unidade da própria rede, mas evoluiu bem e já teve alta. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ela passa bem, mas continua em isolamento social na residência. Agora, a Vigilância Epidemiológica adota todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde, com o monitoramento da paciente e seus parentes.
Arena Suzano
Na sexta-feira passada, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), anunciou por meio de suas redes sociais, a disponibilidade para o governo do Estado utilizar espaços públicos do município para ações emergenciais contra a pandemia de coronavírus como hospitais e locais de atendimento. De acordo com Ashiuchi, os espaços colocados à disposição são a Arena Suzano; o Estádio Municipal Marques Figueira, o Suzanão; e o Centro de Especialidades Doutor Joracy Cruz, dentre outros.
Hospital das Clínicas
O deputado estadual André do Prado (PL) enviou ontem um ofício ao governo do Estado de São Paulo solicitando a abertura imediata do Hospital das Clínicas de Suzano para ajudar no combate ao coronavírus.
"Todo leito disponível será necessário diante do crescimento previsto para o número de contágios nas próximas semanas. Permaneçam em casa, tomem precauções e não subestimem a gravidade dessa doença", disse o deputado.
*Texto supervisionado pelo editor.