A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes iniciou, nesta segunda-feira (11/08), a aplicação da segunda edição da avaliação E-Aprendi 2025 para 5.201 alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental. Cada escola irá organizar a aplicação e a programação segue até sexta-feira (15/08). O objetivo é ampliar o diagnóstico das aprendizagens, permitindo o acompanhamento do desenvolvimento escolar ao longo do ano e orientando ações pedagógicas mais assertivas.
Organizada pelo Departamento Pedagógico (Deped), a E-Aprendi foca nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo aplicada por meio da plataforma Simulados. "A avaliação é um instrumento essencial para que possamos compreender de forma mais precisa a realidade das aprendizagens em nossa rede. Com base nesses resultados, conseguimos planejar estratégias que atendam melhor às necessidades de cada estudante", destacou o diretor do Deped, Mitch Almeida.
A novidade desta edição é a inclusão do recurso de Libras na plataforma, por meio da tecnologia VLibras, desenvolvida pelo Governo Federal. A ferramenta traduz conteúdos digitais em Língua Brasileira de Sinais, ampliando a acessibilidade para estudantes surdos.
Assim como na primeira edição, a avaliação assegura outros recursos de acessibilidade para estudantes com deficiência, como audiodescrição, ampliação de tela e adaptação de questões em caixa alta. Estudantes com baixa visão, por exemplo, podem utilizar a ampliação de fonte, enquanto aqueles com necessidades específicas recebem apoio de profissionais, conforme previsto no protocolo de aplicação.
Nesta segunda edição, a avaliação tem caráter formativo e somativo, utilizando os mesmos descritores da Matriz de Referência alinhados ao Currículo Municipal. Isso permite comparar os resultados com a primeira edição, identificar avanços e direcionar intervenções pedagógicas.
As escolas são responsáveis por comunicar pais e responsáveis sobre a avaliação e organizar seu próprio cronograma de aplicação, seguindo as orientações da Secretaria de Educação. "A participação de todos os estudantes é fundamental para garantir um retrato fiel das aprendizagens e apoiar a construção de uma educação municipal cada vez mais inclusiva e de qualidade", completou Almeida.