A Prefeitura de Suzano e o Governo do Estado de São Paulo formalizaram uma parceria que viabilizará quatro programas voltados à valorização das mais de 22 mil pessoas com deficiência do município. O anúncio foi feito durante cerimônia realizada na sexta-feira (15), no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, onde o prefeito Pedro Ishi e o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, assinaram convênios que impulsionarão políticas inclusivas do município.

Assim, passam a ser disponibilizados para a população suzanense serviços específicos desta secretaria estadual, que são destinados à ampliação de oportunidades no mercado de trabalho, à atenção devida para as mulheres deficientes, ao incentivo para o esporte e à difusão da comunicação para os surdos.

As pastas municipais diretamente envolvidas com as ações estiveram representadas no evento, que contou com as participações da primeira-dama Déborah-Raffoul Ishi; do vice-prefeito Said Raful; do secretário municipal de Governo, Alex Santos; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Mauro Vaz; e do presidente da Câmara, Artur Takayama.

Conforme foi demonstrado, o trabalho abrangerá os seguintes programas: “Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI)”, que destina uma estrutura de atendimento para que os munícipes com deficiência possam buscar uma colocação profissional; “Todas-in-Rede”, que propõe ações para garantir mais autonomia para as mulheres com deficiência; “Paralímpicos”, que prepara professores para instruírem corretamente os alunos com deficiência; e “Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, que será destinado a toda a população.

O “PEI” se articulará com as ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, visando fomentar vagas de trabalho para pessoas com deficiência por meio do diálogo e da interlocução com as empresas – a fim de romper paradigmas e preconceitos – e da emissão facilitada de laudos que atestem suas condições a partir de peritos locais, em convênio com a prefeitura.

O “Todas-in-Rede” se desenvolverá por meio de quatro eixos, que incluirão o incentivo ao trabalho e renda; à prevenção à violência; à liderança e autoestima; e à saúde da mulher. O trabalho ocorrerá por meio da parceria com o Departamento da Mulher, que viabilizará os encontros presenciais e garantirá apoio para os cursos on-line que serão promovidos periodicamente.

O “Paralímpicos” garantirá uma formação para os professores de Educação Física da rede municipal no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão, entre 11 e 14 de novembro. Já o curso de Libras será iniciado em 14 de outubro e as informações sobre as inscrições deverão ser disponibilizadas em breve.

Repercussão

O secretário municipal de Governo enalteceu a parceria que reforçará as ações já organizadas pela administração municipal para as pessoas com deficiência. “Somente neste ano fizemos encontros pelo ‘Projeto SER - Suzano Educa e Respeita’ e pelo ‘Governo Presente’, por meios dos quais compartilhamos informações relevantes para esse público. Com os convênios, novos serviços chegarão e mais atendimentos poderão ser promovidos”, declarou Alex.

O presidente da Câmara aproveitou a oportunidade para homenagear o secretário estadual, junto ao vereador Benedito dos Santos Moraes, o Inhame. “A Casa Legislativa municipal aprovou a indicação para que o secretário estadual aqui presente recebesse o título de cidadão suzanense. Essa deferência se deve ao seu empenho em garantir mais oportunidades aos suzanenses. As tratativas que viabilizaram esses convênios mostraram respeito por Suzano”, declarou Takayama.

Marcos da Costa, em sua fala, aproveitou para destacar a parceria com a cidade. “Estou particularmente emocionado com a honraria. Nossa secretaria tem desenvolvido um diálogo intenso com os municípios paulistas. Aqui em Suzano, vemos que a prefeitura está comprometida com a causa. No prefeito Pedro Ishi e na primeira-dama, Débora, vemos um casal jovem e humano, que se preocupa com a população”, pontuou o secretário estadual.

Por sua vez, o prefeito agradeceu a presença do governo de São Paulo para anunciar mais uma grande novidade para os munícipes. “Nossa cidade se torna ainda mais inclusiva. Esses convênios se somam ao trabalho que já contempla mil alunos do Atendimentos Educacional Especializado, 300 pessoas que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA) com a carteirinha personalizada, 800 atendimentos pela Central de Interpretação de Libras (CIL) e aos futuros atendimentos que serão proporcionadas na primeira sala sensorial que inauguramos semana passada, na Creche Nudi Lar das Flores”, ressaltou Pedro Ishi.

Presenças

Também participaram da cerimônia, por parte da administração municipal, os secretários municipais Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho (Esporte e Lazer); Renata Priscila Valencio Magalhães (Educação); César Braga (Controladoria Geral do Município); Afrânio Evaristo da Silva (Chefia de Gabinete); e Paulo Pavione (Comunicação Pública). Pelo Legislativo municipal, além do presidente Artur Takayama, compareceram os vereadores Inhame; e Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde.

Ainda marcaram presença a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Ariane Sá; a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Suzano, Alessandra Roberta; a coordenadora do programa “Todas-in-Rede”, Caroline Reis; a responsável pelo Departamento da Mulher da Prefeitura de Suzano, Maria Margarida Mesquita; e o presidente do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), André Luis Averaldo.