O Projeto Pedalar, iniciativa social de Mogi das Cruzes, promove no próximo dia 19 a quarta edição da Bicicletada Cultural. O evento começará às 9 horas, na Avenida Cívica, e terá atividades para toda a família, incluindo passeio ciclístico, encontro de bikes antigas, aulas e workshops. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link - linktr.ee/Projetopedalaroficial .

Segundo a coordenadora do projeto e professora de educação física, Patrícia Maria, a edição será especial, já que celebra os cinco anos da iniciativa, criada para incentivar a prática do ciclismo entre diferentes faixas etárias em Mogi. Um dos destaques do dia, segundo ela, será o encontro 'Rolê das Antigas', com a premiação da bicicleta mais antiga.

Patrícia explica que a proposta da Bicicletada Cultural é reunir famílias para um dia de lazer ao ar livre. “Será o maior encontro de bikes do Alto Tietê. Vão acontecer várias atividades, incluindo aulas de educação de trânsito para crianças, corrida infantil, atividades para os adultos e destaque para o passeio ciclístico chamado ‘rolê das antigas’, para estimular a galera a trazer as bikes antigas para a avenida”, conta. Ela acrescenta que o evento também terá apresentação musical, barracas de comida e um workshop de mecânica de bicicletas. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito dará apoio durante as atividades.

A largada do passeio ciclístico será na Avenida Cívica e deve percorrer as ruas do entorno. “Estamos fazendo um chamamento para as pessoas trazerem suas bikes e conversarem. Queremos incentivar principalmente as crianças, para que a gente possa ter mais pessoas pedalando, fazendo atividades”, afirma Patricia.

Segundo ela, a Bicicletada Cultural pretende mostrar a importância do ciclismo como modal de transporte e a prática de atividade física: “Queremos incentivar a criançada a sair de tela, curtir, trazer a família e os amantes da bicicleta para esses rolês e mostrar a importância desse modal para uma população inteira”.

Cicloturismo

Patricia, que também é guia de turismo, diz que o evento do dia 19 também vai promover o cicloturismo em Mogi. “Queremos fazer um link com as características da cidade, que tem potencial para crescer nesse esporte. Mesmo com desafios, temos muitos adeptos e amantes da bicicleta. O cicloturismo tem muito potencial. A cidade pode melhorar e atrair mais turistas. Mogi está mais preparada, mas tem muito a avançar, como a sinalização”, avalia.

Projeto social

Criado em 2020, o Projeto Pedalar, de acordo com Patricia, ensina pessoas a pedalar e incentiva o uso da bicicleta como transporte. Às quartas-feiras, a partir das 18h30, acontecem as aulas noturnas, que chegam a atender entre 25 e 30 pessoas por dia. O grupo também promove passeios por pontos da cidade em fins de semana e vem se fortalecendo nos últimos anos. “De lá para cá a gente tem formado e incentivado pessoas ao hábito de pedalar. Tem gente que vem para treinar, que vem para conhecer, vem para bater papo”, completa.

O grupo conta com apoio de voluntários e também recebe doações de bicicletas e equipamentos. “São os apoios que fazem a roda girar”, afirma a coordenadora. Ela ressalta que quem puder apoiar ou contribuir financeiramente para manter o projeto e ampliar o alcance das atividades, pode entrar em contato pelo Instagram @projetopedalaroficial.

Galeria

Foto 1 - Bicicletada será realizada na Avenida Cívica - divulgação 

Foto 2 - Evento tem atrações para várias idades - divulgação