A Prefeitura de Suzano pretende, nos próximos anos, promover uma transição energética sustentável na frota de ônibus municipais. O pontapé inicial foi dado nesta sexta-feira (3), no Parque Municipal Max Feffer, com a apresentação do primeiro ônibus da cidade movido a biometano - modelo que utiliza gás combustível renovável obtido da purificação do biogás. O veículo integra um projeto piloto desenvolvido pela Radial, responsável pelo transporte coletivo na cidade, em parceria com as empresas MWM Motores e a Comgás, com investimento de R$ 200 mil, sem custos para o município.
O prefeito Pedro Ishi destacou que Suzano é a primeira cidade da Região Metropolitana de São Paulo a receber um ônibus movido a biometano. Segundo ele, a tecnologia garante, por ano, a economia de até 60 mil litros de diesel e preserva cerca de 6,1 mil árvores, além de reduzir a emissão de gases poluentes. "Nosso objetivo é gradativamente ter toda a nossa frota, que é movida a diesel, com o biometano. Queremos realmente ter um governo que seja sensível a todas essas questões das energias sustentáveis", destacou.
Um 'test drive' do veículo foi realizado logo após a apresentação, transportando autoridades que acompanhavam a cerimonia e jornalistas. Ishi afirmou que o ônibus entrará em operação já a partir deste sábado (4) e inicialmente atenderá a região Sul da cidade, mas, também será usado posteriormente em outras linhas.
Suzano, de acordo com o prefeito, também foi uma das primeiras cidades a firmar uma Parceria Público-Privada (PPP) para o setor de lixo, que prevê a criação de uma matriz energética a partir de diferentes fontes, como resíduos. Segundo ele, esse sistema tem potencial para produzir biometano e, com isso, fechar um ciclo importante, gerando o combustível que pode ser usado no transporte público. O prefeito também destacou que, por meio da rede da Comgás na cidade, há possibilidade de ampliar a distribuição do biometano.
Parcerias
A Prefeitura informou que a tecnologia desenvolvida pela MWM para o ônibus inclui motor 100% movido a biometano, sistema de armazenamento de gás e integração eletrônica com os equipamentos originais, garantindo confiabilidade. O projeto integra a proposta "Suzano Sustentável" e auxilia a redução na emissão de gases de efeito estufa, além da contribuição direta para o cumprimento das metas ambientais municipais e o uso de energia renovável produzida a partir de resíduos, promovendo a economia circular.
Para o gerente de novos negócios da MWM, Thiago Brito, a troca para o modelo sustentável representa ganhos diretos para a população. “Quando a gente fala em biometano, estamos falando em qualidade de vida. Ele não tem fuligem, não tem fumaça preta, ele é circular. Comparado com outras alternativas, estamos falando em sustentabilidade com baixo custo”, disse.
O gerente comercial da Comgás, Thiago Borer, reforçou o compromisso da empresa com a expansão, com o objetivo de levar infraestrutura de rede para 100% das garagens de ônibus. “A partir desse ônibus vamos começar uma transição energética importante aqui em Suzano, pensando no transporte público, sustentabilidade e saúde da população. Que esse primeiro ônibus seja somente o começo”, declarou.
“Suzano entra em um marco histórico. Um ônibus que vai trazer menos poluentes para o município. Que a gente consiga também ampliar mais ônibus como esse e vamos buscar emendas para contribuir com isso”, afirmou o presidente da Câmara de Suzano, vereador Artur Takayama.
A cerimonia de apresentação do ônibus também foi acompanhada pela primeira-dama de Suzano e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Déborah Raffoul, além de vereadores, secretários municipais e outras autoridades.
Rodoanel e fiscalização
Durante coletiva, o prefeito antecipou que Suzano poderá receber em breve uma nova visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para tratar do início das obras do Rodoanel. Nesta semana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), e a concessionária SPMar assinaram termo aditivo que garante recursos para o Complexo Viário do Alto Tietê. O projeto prevê a construção de novas alças de acesso em Suzano e Poá. "Mais uma lenda folclórica que está ficando para trás”, disse Ishi ao citar que as obras trarão benefícios e eram aguardadas pelos moradores da cidade.
O prefeito destacou também a fiscalização contra bebidas adulteradas, diante do aumento de casos de intoxicação por metanol no Estado de São Paulo. Ele afirmou que vem acompanhando a situação e que Suzano não registrou nenhum caso de intoxicação até o momento, mas pediu cautela à população para evitar a compra de bebidas de origem suspeita.