Cem novas vagas para pessoas em situação de rua serão disponibilizadas a partir de amanhã, com a construção de um abrigo provisório em Mogi das Cruzes. Com o novo equipamento, o município terá 256 vagas para abrigar moradores de rua, visto que já possui 156. Ainda não foi informado o local onde a estrutura será montada.
A atenção com o público atendido era uma das preocupações em relação ao avanço do novo coronavírus (Covid-19). Tanto responsáveis pela Secretaria de Assistência Social quanto parte da sociedade civil organizada já manifestava a necessidade de espaços para acolhimento dos moradores de rua.
A informação foi passada pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) durante transmissão no Facebook na noite de ontem. Na oportunidade, o chefe do Executivo mogiano ainda reforçou que parte dos moradores de rua não desejam ser atendidos, por diversos motivos de cunho pessoal.
Fundo Social
Outras medidas viabilizadas pela prefeitura visam diminuir os impactos ao público necessitado. A equipe do Fundo Social de Mogi das Cruzes, com apoio de 15 voluntários do programa Família Solidária, deu início, nessa semana, ao trabalho de separação de alimentos e montagem de cestas básicas, que serão distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade. Os alimentos foram recolhidos de unidades de ensino, que no momento estão sem aulas, portanto não teriam proveito.
Também está em curso uma campanha de arrecadação de alimentos e de produtos de higiene e limpeza, que são os itens de maior necessidade na atual situação. Quem puder ajudar, deve levar o material à sede da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que fica na rua Braz Cubas, 470, no centro.
Além disso, a equipe do Fundo Social e os voluntários do programa Família Solidária estão à disposição para ajudar idosos e pessoas em grupos de risco com compras em supermercados e farmácias. O trabalho já vem sendo feito com idosos da Vila Dignidade, porém, pode ser levado a quaisquer outras entidades ou até mesmo pessoas físicas que precisem desse apoio.
Quem quiser passar a integrar o "time do bem", pode se cadastrar, por meio do site da prefeitura, no programa Família Solidária. Basta inserir seus dados pessoais e aptidões, que os voluntários passarão a ser acionados, conforme a demandas.
Cadastre-se
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143, Whatsapp 97407-8411 ou o e-mail [email protected]. Vale lembrar que o atendimento presencial na sede do Fundo Social, assim como nos demais setores da Prefeitura, estão temporariamente suspensos.