O maestro mogiano Cleber Felipe Harmon conquistou o 2º lugar no I Concurso de Regência Maestro Isaac Karabtchevsky. A iniciativa, promovida pela Orquestra Petrobras Sinfônica, divulgou a classificação de Harmon, na última sexta-feira (8), no Rio de Janeiro.

O secretário municipal de Cultura, Guilherme Dela Plata, lembra da trajetória do maestro Harmon, que iniciou sua formação musical por meio dos projetos gratuitos promovidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. "É um orgulho para nós vermos uma pessoa que é fruto dos programas fomentados pela municipalidade, ganhando visibilidade e o reconhecimento técnico da sua arte em locais tão importantes para a cultura nacional".

Harmon iniciou sua jornada artística no projeto Canarinhos do Itapety - que atendia crianças e adolescentes advindos de bairros periféricos de Mogi das Cruzes, bem como alunos da rede municipal de ensino, criando oportunidades para a inclusão e estimulando a prática dos princípios educativos, morais, éticos e culturais, utilizando o canto coral como principal ferramenta desta transformação. 

"Iniciei ali minha formação musical, passando pelo coral do Canarinhos e pela Orquestra Minha Terra Mogi - experiências que consolidaram uma base sólida para minha trajetória artística e educacional", relembra o Harmon. "Hoje, sinto orgulho em poder retribuir como professor e regente nesses mesmos espaços que me ofereceram a formação base".

Além do prestígio nacional, o maestro Cleber ganhou a quantia em dinheiro pela segunda colocação no edital que reuniu talentos de todo o território nacional. Ainda, Harmon regerá dois concertos marcados no mês de novembro deste ano, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. 

"Essa experiência no 1º Concurso de Regência Isaac Karabtchevsky reafirmou em mim o poder transformador da música. Conectou regentes de histórias e vivências diferentes, mostrando que, quando vivida de verdade, a música se torna conexão humana e instrumento de transformação. Por isso, acredito profundamente na importância de projetos que têm a arte como ferramenta de transformação social — são esses espaços que revelam talentos, constroem caminhos e mudam vidas", enfatiza o maestro.

Maestro Cléber Felipe Harmon

Cléber Felipe Harmon é maestro e educador musical, Licenciado em Música pela Universidade Mozarteum de São Paulo, pós-graduado em Regência Orquestral e atualmente pós-graduando em Pedagogia Vocal pela FACEC.

Harmon é regente e diretor artístico do Coral Musicativa de Mogi das Cruzes, grupo responsável por trazer à cidade grandes obras como Oratório de Noël de Camille Saint-Saëns, Misa Criolla de Ariel Ramírez e Carmina Burana de Carl Orff, além de idealizar e realizar a primeira Semana do Canto Coral em Mogi.

Atua também como regente e diretor artístico da Mogi Chamber Orchestra, e como regente da Orquestra Infanto-Juvenil Minha Terra Mogi.