A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Governo, iniciou na última segunda-feira (29/09) uma nova etapa da operação "Cata-Treco". A ação, que já é tradição na cidade, segue até o sábado da próxima semana (11/10), contemplando bairros da região norte com a coleta gratuita de objetos em desuso.
Apesar do objetivo ser o de reforçar a limpeza urbana, a atividade também contribui para a preservação ambiental e para a saúde pública ao evitar focos de proliferação de insetos e roedores, além de prevenir o descarte irregular e o surgimento de pontos viciados.
Nesta fase serão beneficiados os bairros Cidade Miguel Badra, Jardim Fernandes, Sesc, Cidade Boa Vista, Jardim Dona Benta, Jardim Europa, Jardim São José, Jardim Graziela, Jardim Varan, Jardim Alterópolis, Jardim Revista, Jardim Gardênia Azul, Vila Maluf e Parque Maria Helena. As equipes atuam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 9 horas ao meio-dia, de acordo com o cronograma técnico elaborado para atender as áreas com maior necessidade.
Os moradores podem descartar móveis antigos, colchões, sofás, mesas, eletrodomésticos, além de isopor e óleo de cozinha usado (desde que armazenado em garrafas PET bem fechadas). A orientação é que os materiais sejam deixados na calçada de forma organizada e, de preferência, na noite anterior à coleta. Essa colaboração é essencial para otimizar o serviço e permitir que mais famílias sejam atendidas.
Vale destacar que a iniciativa não contempla o recolhimento de entulhos de construção, pneus, vidros e lâmpadas, que devem ser depositados em um dos quatro ecopontos municipais. O do Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186) recebe resíduos da construção civil, vidros, móveis, eletroeletrônicos, resíduos de poda e jardinagem, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias. Por sua vez, o da Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira) aceita restos da construção civil, bem como eletroeletrônicos, vidros, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias.
Já as duas atuais unidades da região norte, incluindo a do Jardim Dona Benta (estrada Takashi Kobata, 183) e a do bairro Cidade Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553), acolhem resíduos da construção civil, vidros, móveis, eletroeletrônicos e resíduos de poda e jardinagem. No ecoponto do Dona Benta, também são aceitos recicláveis, vidros, óleo de cozinha, pilhas e baterias. Já para quem precisa descartar pneus, o endereço do Boa Vista deve ser utilizado.
O secretário Alex Santos reforçou a importância da iniciativa. "Mais do que recolher objetos sem uso, o 'Cata-Treco' representa um cuidado coletivo com Suzano. Quando cada morador participa, a cidade fica mais limpa, segura e saudável. É essa união entre comunidade e poder público que faz a diferença no dia a dia", destacou.
Mais informações sobre a programação do 'Cata-Treco' podem ser obtidas com a Secretaria de Governo por meio do WhatsApp (11) 94555-3867.