O Fundo Social de Solidariedade de Suzano bateu com sobras a meta estipulada para a “Campanha do Agasalho 2025”, contabilizando 300.198 peças arrecadadas em 105 dias, que foram ofertadas para a população em 42 bazares solidários, beneficiando 15 mil famílias. O número de itens doados foi o dobro do que havia sido projetado no dia do lançamento desta edição, em 25 de abril.
O anúncio foi feito pelo prefeito Pedro Ishi e pela presidente do órgão municipal, primeira-dama Débora Raffoul Ishi, durante o evento que marcou o encerramento da iniciativa, realizado na última sexta-feira (08/08), no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, onde também estiveram presentes o vice-prefeito Said Raful, secretários municipais, o presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama, e outros vereadores.
Além do resultado do trabalho desenvolvido neste período, foi destacado durante o evento que os bazares solidários ainda continuarão sendo organizados até o fim deste mês, para alcançar mais munícipes em situação de vulnerabilidade social.
O sucesso da campanha deste ano, embalada pelo tema “Cubra Suzano de Amor”, foi celebrado em meio ao “Baile Caipira da Melhor Idade”, que atraiu centenas de moradores a partir do meio da tarde, quando começaram as atrações organizadas em parceria com o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti, incluindo o concurso de dança caipira. Foi proposta a troca social de um agasalho e cobertor em bom estado, ou mesmo novo, para acesso à festa.
Os itens arrecadados estiveram ao alcance dos moradores de todas as regiões da cidade ao longo da campanha por meio das estruturas que foram montadas em diferentes pontos, incluindo o Instituto Amar Holiness, na Vila Monte Sion; a Escola Municipal Professora Nizilda Alves Godoy, no bairro Fazenda Aya; a Associação Amigos de Bairro Parque Umuarama; e a Associação Amigos de Bairro Jardim Leblon.
Com isso, a iniciativa cumpriu seu propósito de levar agasalhos, blusas, calças, meias, calçados fechados e cobertores às famílias em situação de vulnerabilidade que são assistidas pelas entidades sociais do município. Conforme foi previsto desde o primeiro dia, a administração municipal disponibilizou cerca de cem pontos de arrecadação em inúmeros bairros de Suzano, para que toda a população pudesse realizar as doações.
Além disso, o Fundo Social coordenou ações “casa a casa” que foram desenvolvidas em parceria com o Tiro de Guerra de Suzano (TG 02-081), nos bairros Jardim Imperador, Vila Amorim, Vila Mazza e Vila Urupês, entre outros. O órgão municipal também contou com o apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Auge Embalagens.
A primeira-dama afirmou ser gratificante encerrar a “Campanha do Agasalho” com números tão expressivos. “Isso é uma prova de que nossa cidade abraçou a iniciativa e entendeu a mensagem que foi proposta desde o dia 25 de abril. Fizemos um trabalho árduo para conseguir alcançar tantos pontos da cidade com nosso empenho. Permitimos que toda a população participasse das doações e pudemos ofertar tudo que arrecadamos às famílias que mais precisam. Encerramos com a sensação de dever cumprido”, declarou a presidente do Fundo Social.
Por sua vez, o prefeito parabenizou os suzanenses por todas as doações que foram feitas e ao Fundo Social pela organização do trabalho. “Nós arrecadamos o dobro do que havíamos planejado lá atrás porque conseguimos atuar em parceria com nossa população e com as entidades e instituições que estiveram neste processo. É motivo de orgulho acompanhar de perto o esforço de nossa equipe para ajudar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Conseguimos trabalhar para garantir a doação de muitas peças neste período frio e cobrimos Suzano de amor”, ressaltou Pedro Ishi.
Também participaram da cerimônia de encerramento, por parte da administração municipal, os secretários Francisco Balbino (Segurança Cidadã), Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho (Esporte e Lazer), Itamar Viana (Finanças), Paulo Pavione (Comunicação Pública), Alex Santos (Governo), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos), André Chiang (Meio Ambiente), Renata Priscila (Educação), Renato Ferraris (Assuntos Jurídicos) e Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), além do chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva, e do controlador geral do município, Cesar Braga.
Pelo Legislativo municipal, além do presidente Artur Takayama, estiveram presentes: Josias Ferreira Silva, o Josias Mineiro; André Dourado; e Benedito dos Santos Moraes, o Inhame.
Cidades
11/08/2025 às 10:39
Suzano bate meta inicial e arrecada mais de 300 mil peças na ‘Campanha do Agasalho’
Por: Portal News
Quantidade de doações foi duas vezes maior do que a projeção feita no lançamento da iniciativa; 15 mil famílias já foram beneficiadas

Sucesso da campanha deste ano, embalada pelo tema “Cubra Suzano de Amor”
Foto: Gabriel Lima/Secop Suzano, Luana Bergamini/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano