Os pacientes que necessitam dos atendimentos oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Mogi das Cruzes estão enfrentando algumas dificuldades nos últimos dias. Enquanto o Posto de Saúde localizado no bairro Vila Suíssa retornou os atendimentos normais da manhã de ontem após uma pausa temporária pela falta de energia elétrica ocasionada por um acidente, a unidade do Santa Tereza foi alvo de vandalismo também na madrugada de ontem.
As informações foram transmitidas pela Secretaria Municipal de Saúde, que confirmou o furto dos registros hidráulicos e a depredação aos canos da caixa d'água da unidade. As equipes de manutenção estiveram no local desde a manhã de ontem e lá permaneceram até o final da tarde.
Ainda não é possível especificar a quantidade total do prejuízo causado pelos danos ao patrimônio público e os suspeitos pelo crime também não haviam sido encontrados até o fechamento desta edição. A Secretaria Municipal de Saúde disse que a manutenção será complexa porque os reparos exigem a reinstalação da tubulação.
Considerando que o furto e os atos de vandalismo podem apresentar riscos à saúde dos pacientes durante os procedimentos, os atendimentos foram suspensos no período da tarde de ontem. Em vez de o encerramento comum no horário de 19h30, a UBS fechou mais cedo, às 17 horas. Os pacientes que tinham horários agendados para consultas médicas foram contatados pelo SIS 160 e as agendas foram reagendadas.
Ampliação
Conforme já publicado pelo Grupo Mogi News, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito do Botujuru passará por reforma de ampliação. Para a realização efetiva do projeto, será necessário demolir a quadra vizinha e a Academia da Terceira Idade (ATI), que serão transferidas para outra localidade.
*Texto supervisionado pelo editor.