Com foco na promoção da convivência comunitária e do desenvolvimento social, os Centros Socioeducativos (CSEs) dos bairros Ipiranga e Guanabara, em Guararema, oferecem diversas atividades gratuitas voltadas a crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Geridos pela Prefeitura de Guararema, ambos os equipamentos são vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Longevidade e funcionam como espaços de formação, lazer e troca de experiências. No caso do recém-reinaugurado CSE Ipiranga "Manuel Florindo Pereira", a nova estrutura física vem acompanhada de um projeto socioeducativo ampliado, que oferece aulas de ginástica, música, ritmos, street dance, atividade esportiva e Lian Gong (ginástica terapêutica).
Além disso, no CSE Ipiranga, na rua Paschoalina Geanetti Machado, a oficina de teatro estimula a criatividade, a escuta ativa e o trabalho em grupo, além de ampliar horizontes culturais. Já no CSE Guanabara "Alcides Antonio Rodrigues", na rua Austrália, 203, atividades como a dança têm sido aliadas no fortalecimento do bem-estar e da autoestima.
As inscrições para as oficinas são gratuitas e devem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na rua Dr. Armindo, 300, no bairro Nogueira. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (11) 4693-1271 ou então pelos telefones (11) 4693-4556, do CSE Guanabara, e (11) 4693-1010, do CSE Ipiranga.
Aulas específicas para jovens
Jovens de 12 a 17 anos também contam com programação gratuita em Guararema. No Centro de Convivência do Adolescente (CCA) "Professora Neusa Maria Hoelz de Matos", localizado na rua Benedita Fonseca Freire, 87 – Centro, são oferecidas oficinas de música, inglês, comunicação, gravura, danças urbanas, teatro e empreendedorismo.
As atividades acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras e têm como objetivo promover a autonomia, o aprendizado e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Assim como nas demais unidades, as inscrições são feitas presencialmente no CRAS, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.