A Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, situada no piso térreo do Centro Cultural de Mogi das Cruzes recebe, até amanhã o 5º Salão de Artes de Mogi das Cruzes, uma exposição de artes visuais assinadas por artistas de todo o país. Aberto desde o dia 17 de novembro, o evento busca fomentar, promover e difundir a produção artística.
O salão é dividido entre as categorias acadêmico e contemporâneo. Estão ali expostas onze obras da categoria acadêmico e 17 da categoria contemporâneo, incluindo duas menções honrosas. Os vencedores de cada categoria - isto é, cujas obras foram selecionadas como as melhores pela comissão julgadora - foram anunciados em novembro, juntamente à cerimônia de abertura da mostra.
Pela categoria acadêmico, o primeiro lugar ficou com o artista suzanense Pedro Neves e sua obra "Xamã", executada em 2017. O segundo lugar ficou com Paulo Tosta, da cidade de Jaboticabal (SP) e a obra "Relíquias de um Artista", de 2018. Já o terceiro lugar ficou com a mogiana Cida Ferraris e sua pintura "Filha", feita em óleo sobre tela.
Outros sete mogianos estão com obras expostas pela categoria acadêmico. São eles: AnaMarB, Ana Terêsa, Cida Varella, Luzia Kraus, Ju Bicalho, Olga Nóbrega e Sócrates W. Noronha. A menção honrosa da categoria ficou com a também mogiana Iza Leão e sua obra "Rio Itapanhau", de 2017.
Já na categoria contemporâneo, o primeiro lugar ficou com a artista Cláudia Vieira, de Ribeirão Preto (SP) e sua obra "Concha II", de 2017. O segundo colocado foi o mogiano Jorge Solyano, com a escultura "Homem de Papel". O terceiro lugar também foi para um artista de Mogi das Cruzes - Agnelo Andrade, com uma pintura que retrata o calçadão da rua Dr. Deodato Wertheimer, no centro de Mogi das Cruzes.
Os outros artistas com obras expostas por essa categoria são: Altair Battaglia, de São Caetano do Sul; Dalton Massamitsu Sesoko, de Suzano; Davi Forte, de Mogi das Cruzes; E. W. Noronha, de Sorocaba (SP); Edval Pessoa, de Ribeirão Preto; Jonatas Teixeira, de Cajamar; Júlia de Miranda Martins, de Mogi das Cruzes; Leandro Nunes, de São Paulo; Luiza Yoko, de Biritiba Mirim; Samantha Brambilla, de Atibaia e os mogianos Matheus Dias, Maurício Chaer e Patricia Alves. A menção honrosa ficou com a artista Tatiana Cipoli, de São Paulo.
A comissão julgadora do 5º Salão de Artes de Mogi das Cruzes foi composta pelos artistas Carla Francisco Fatio, Enio Ricardo Jorge Maciel Cintra, Lúcia Aparecida Menegatti Pinto e Maria José Ferreira. A visitação ao Salão de Artes é gratuita e aberta a todos os interessados. O espaço fica próximo à Igreja Matriz.