Há muitas histórias e brinquedos sobre uma figura importante da cultura brasileira, presente em quase todos os Estados, o boi. No espetáculo infantil "Oi de Boi", do grupo Boi de Flores de Mogi das Cruzes, as histórias do bumba meu boi maranhense ganham vida nas mãos dos brincantes.
O Galpão Arthur Netto (avenida Fausta Duarte de Araújo, 23, Jardim Santista, Mogi) será palco nesta sexta-feira de duas apresentações gratuitas, às 9 e 14 horas. Os espectadores devem comparecer ao local 15 minutos antes de cada espetáculo. Mais informações pelo telefone 3433-9841 ou pelo site www.galpaoarthurnetto.com.
Indicado para crianças entre 4 e 6 anos, o espetáculo, que chega através de um prêmio do Programa de Ação Cultural (ProAC) de São Paulo, ganho pelo grupo em 2016, traz bonecos, objetos do imaginário, instrumentos musicais, brinquedos, entremeados por canções, danças e diálogos.
Tudo acontece com a interação dos espectadores, no meio de um tapete com o mapa do Brasil aquarelado e vai embora no meio dos lençóis, carregando essa memória com o touro encantado. No Maranhão, o boi aparece em vários contos, ora é o boizinho de São João, ora foi roubado pelo Pai Francisco, ora é o touro negro de estrela na testa que campeia pelos lençóis.
Quando o espetáculo termina, a brincadeira é fazer um livro com essa história, colorir, desenhar e colar para levar para casa. O grupo Boi de Flores é formado por Vanessa Oliveira, Edilene Ferreira, Juá de Casa Forte e Alessandro Silva, artistas e educadores que possuem grande apreço pela cultura popular e pela arte de brincar. A pesquisa da trupe parte dos brinquedos cantados, contados e encantados, como bonecos, versinhos e parlendas, que servem para aguçar a imaginação das crianças, colorir o pensamento dos adultos, e fazer cafuné na lembrança dos idosos.