A partir do dia 1º de fevereiro, a Secretaria Municipal de Cultura vai reabrir o sistema de cadastramento para artistas e profissionais de arte e cultura de Mogi das Cruzes. O objetivo é fomentar a cultura local e criar uma lista de profissionais que estejam habilitados a atuarem em eventos da municipalidade promovidos e/ou apoiados pela Secretaria de Cultura. O sistema também possibilita um mapeamento dos artistas e instituições artísticas existentes no município. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.
Para quem já está cadastrado, não é necessário se recadastrar, porém, será possível atualizar dados e também solicitar uma repontuação. Todos os artistas presentes no cadastro passam por uma análise e recebem uma pontuação, conforme o atendimento aos critérios estabelecidos em edital. Isto gera uma classificação, que determina a ordem do posterior chamamento e/ou contratação dos artistas para eventos. Dos 969 artistas cadastrados atualmente, por exemplo, 360 estão habilitados.
Os critérios de avaliação são relevância, originalidade, experiência comprovada, clareza, localidade e material enviado. A Secretaria de Municipal de Cultura tem autonomia na análise técnica de pontuação e decisão, inclusive, para não cadastrar artistas e profissionais de arte e cultura que não atendam aos requisitos mínimos, como a obtenção de 20 pontos.
Podem se cadastrar artistas ou grupos artísticos, como pessoa física ou jurídica, diretamente ou então por intermédio do empresário ou produtor. Os artistas cadastrados e habilitados poderão ser convocados para projetos rotineiros da Secretaria Municipal de Cultura, bem como ações maiores, como Virada Cultural e o Festival de Inverno Serra do Itapety, por exemplo.