A EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, inaugura oficialmente duas subestações na cidade de Ferraz de Vasconcelos. Com investimento total de R$ 32,9 milhões, os empreendimentos fazem parte do complexo de modernização e reforço da infraestrutura regional, que amplia cerca de 40% a capacidade energética da cidade e beneficia diretamente mais de 70 mil clientes, entre residências, comércios e indústrias.

A cerimônia de oficialização foi realizada na terça-feira (9), na Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos, com a presença da prefeita Priscila Gambale, do diretor-presidente de distribuição da EDP, Dyogenes Rosi, do diretor da EDP em São Paulo, Marcos Campos, de autoridades municipais e representantes da concessionária.

O novo complexo de infraestrutura energética inaugurado pela EDP tem como objetivo principal ampliar a flexibilidade, robustez e resiliência da operação da companhia na região. As novas instalações aumentam em 45 MVA a capacidade do sistema elétrico do município, também impactando positivamente as cidades vizinhas, aprimorando significativamente a segurança energética para acompanhar o desenvolvimento econômico local nos próximos anos, com a chegada de novas indústrias, comércios e residências.

"Contribuir efetivamente para que as cidades de atuação se tornem cada vez mais robustas e preparadas para o futuro é um compromisso da EDP. Estas novas instalações também permitem que Ferraz de Vasconcelos e a região do Alto Tietê estejam mais resilientes frente à nova realidade climática com eventos cada vez mais severos e frequentes, que impactam significativamente a vida da população, incluindo ao sistema elétrico", destaca Dyogenes Rosi, diretor-presidente de distribuição da EDP.

Além das duas subestações, o complexo contempla a construção de mais de 11 km de rede de média tensão, com cabeamentos mais tecnológicos. que permitem maior proteção e resistência a agentes externos, principalmente vegetação, que é o maior fator de interferência no fornecimento de energia na região.

"Este investimento da EDP é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de Ferraz de Vasconcelos. Com a capacidade energética ampliada, garantimos uma infraestrutura mais moderna, acompanhando o crescimento econômico que almejamos para os próximos anos", ressalta a prefeita Priscila Gambale.

O uso da tecnologia é essencial neste processo de modernização, sendo que a operação das subestações são 100% digitalizadas, com supervisão, comando, controle e proteção realizados de forma remota, diretamente do Centro de Operações Integrado da empresa. Atualmente, a rede de distribuição da EDP em São Paulo é composta por 84 subestações de energia que abastecem mais de 2.2 milhões de clientes, o que corresponde a mais de 5 milhões de habitantes, nos 28 municípios em que atua.