De 16 a 24 de novembro, durante a Semana da Consciência Negra, promovida pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, o centro velho da cidade será o espaço para shows, debates, feira de artes, artesanato e muita música. Artistas como Alcione, Jorge Aragão, Chico César, Arlindo Cruz, Paula Lima, Zezé Motta e Rappin Hood, dentre outros, se apresentarão nos palcos montados na região do Largo do Paissandu e Vale do Anhangabaú. 
A programação, que terá como tema "Consciência Negra e Inclusão - Rumo ao Centenário do Samba", será baseada em três eixos principais: Cidadania, com serviços de emissão de documentos, consultoria sobre discriminação racial e de gênero, saúde e beleza; Empreendedorismo, com a Feira Étnico-racial, que será montada com estandes de comidas típicas, produtos e acessórios e Cultura com apresentações de grupos artísticos, performances e debates.
Os shows no centro de São Paulo, também, vão antecipar as comemorações dos cem anos do registro do primeiro samba, que foi gravado em disco no Brasil: "Pelo Telefone", de Donga e Mario Almeida, em 27 de novembro de 1916.